top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdauto Silva

Fogo destrói parcialmente laboratório do Núcleo da UEA em Manacapuru. Fogo teria começado em estufa

Uma aluna foi encaminhada ao Hospital Geral de Manacapuru após inalar muita fumaça.



Segundo a coordenadora da Unidade o fogo teria iniciado em uma estufa que estava sendo usada para um experimento desenvolvido por um aluno da universidade.




O incêndio acontedeu na tarde desta quinta-feira 01/12 e destruiu parcialmente o laboratório multidisciplinar do Núcleo da Universidade do Estado do Amazonas, em Manacapuru.



Segundo a coordenadora da unidade Esterlane Palheta, o fogo teria iniciado a partir de uma estufa 'caseira' confeccionada por um aluno, que fazia um experimento para extração do sumo de uma planta.



"Nós temos vários projetos desenvolvidos aqui dentro da universidade, e um deles, de um aluno de agroecologia, era extrair o sumo de uma planta e ele precisava desidratar essa planta em uma estufa, no entanto, essa era uma estufa caseira, então eles colocaram lâmpadas para que houvesse a secagem dessa planta, aí a temperatura se elevou dentro da estufa, e ela pegou fogo, como laboratório fica fechado, não tinha ninguém lá dentro para observar o inicio do fogo, ele se alastrou". Destacou a coordenadora.



O fogo atingiu parte do forro do laboratório e também se alastrou por outros equipamentos que foram destruídos. Os próprios alunos conseguiram controlar o fogo.




"Nós perdemos equipamentos eletrônicos, perdemos microscópios, perdemos outras estufas do curso de Biologia, perdemos equipamentos do curso de Educação Física, como bicicleta elétrica, esteiras e outros mais, enfim a sala foi depredada, o ar-condicionado e a parte elétrica esta toda comprometida". Ressaltou

Ainda segundo Esterlane, o fogo foi contido pelos próprios alunos da universidade e os funcionários que utilizaram os extintores de incêndio para controlar as chamas

"Quem quiser nos ajudar com a doação de equipamentos, ou outras coisas, ou de algum modo quiser conhecer e verificar como ficou o local, ou acompanhar de alguma forma, fiquem a vontade". Finalizou


Apesar da gravidade do incêndio, ninguém ficou ferido, apenas uma aluna precisou ser levada para o Hospital de Manacapuru, por ter se sentido mal, após inalar fumaça.

0 comentário
bottom of page