top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdauto Silva

Alunos e educadores da rede estadual recebem orientações sobre prevenção e combate ao desmatamento

Fiscais dos órgãos ambientais participaram da roda de conversa transmitida para todo o Amazonas pelo Centro de Mídias


A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar promoveu, nesta quinta-feira (21/09), uma roda de conversa sobre a “Campanha de prevenção e combate ao desmatamento no Amazonas”.  O encontro foi transmitido para todas as escolas da rede estadual, capital e interior, por meio do Centro de Mídias do Amazonas (Cemeam) e teve como público-alvo alunos, professores e instituições ambientais parceiras. 



Proposta pela Coordenação de Educação Ambiental (CEA), da Secretaria de Educação, e pela Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (Ciea), a roda de conversa foi mediada pela analista ambiental do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Sonia Serafini, e pelo chefe da assessoria de recursos hídricos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Maycon Douglas Castro. 



Uma das escolas presentes durante a transmissão ao vivo, foi a Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, em Silves (distante 204 quilômetros de Manaus).  



Para a coordenadora da CEA da Secretaria de Educação, Thelma Prado, a rede estadual de ensino compreende que a educação ambiental é uma temática que deve ser trabalhada com a comunidade escolar, não apenas pela urgência social que demanda, mas principalmente para difundir informações sobre a importância do consumo consciente, de primar pela sustentabilidade e cuidar do ambiente em que vivemos. 



“A Secretaria de Educação acompanha as discussões atuais e este é um momento necessário para levar essa temática tão importante para dentro das salas de aula. Nosso papel, enquanto Educação Ambiental, é trabalhar com nossos alunos as questões sociais urgentes, dentro da escola”, destacou a coordenadora. 



Durante a roda de conversa foi apresentado um panorama do desmatamento e queimadas no Amazonas, especificando os principais pontos de queimadas e desmatamentos, por período, nos municípios do interior e região metropolitana de Manaus, além das mudanças climáticas intensificadas pelos dois fatores citados. Também foram compartilhadas as principais ações de monitoramento e prevenção dos órgãos ambientais, tanto estaduais, quanto federais. 


Diálogo frequente 


A analista ambiental do Ipaam, Sônia Serafini, destacou a importância de discutir o assunto no ambiente escolar e afirmou que o órgão pode realizar campanhas de conscientização presencialmente nas escolas. Para a especialista, a temática ambiental deve ser discutida durante todo o calendário escolar, de modo que os alunos tenham conhecimento que as ações deles podem interferir no meio ambiente.  



“Não é algo que devemos discutir apenas na semana do meio ambiente. É um tema presente. Investir no meio ambiente é investir na saúde, na qualidade de vida”, ratificou a especialista ressaltando que a Secretaria de Educação, por meio do Cemeam, é grande aliada para propagar a campanha de prevenção nas escolas ao longo do ano. 


Sônia Serafini também ressaltou o papel do Governo do Amazonas no enfrentamento ao desmatamento e às queimadas, e afirmou que os órgãos ambientais, como Sema, Ipaam e as secretarias municipais de meio ambiente devem andar de mãos dadas, fortalecendo os órgãos ambientais. 


Conscientização 


A partir da década de 1990, o meio ambiente se tornou pauta prioritária de discussão mundial. Para o chefe da assessoria de recursos hídricos da Sema, Maycon Douglas Castro, poder compartilhar com crianças e adolescentes, dentro da escola, inclusive para o interior, é enriquecedor.


Para o especialista, a pauta desperta a conscientização ambiental, proporcionando às crianças e aos adolescentes uma educação de qualidade. 


“Esse tipo de conteúdo estimula crianças e professores nas escolas a adotarem práticas futuras, como forma de prevenção e mitigação de eventos climáticos severos que, inclusive, já estamos enfrentando”, destacou o chefe da assessoria de recursos hídricos da Sema. 


A roda de conversa sobre a “Campanha de prevenção e combate ao desmatamento no Amazonas”, integra as atividades da “Semana da Amazônia”, que conta com apoio da Secretaria de Educação, por meio da CAE. 

0 comentário
bottom of page