top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdauto Silva

V√≠deos ūüďĻ„Äč Veneza Amaz√īnica: Anam√£ enfrenta as dificuldades de conviver com a cidade 100% alagada



Uma hist√≥ria que se repete pela 6¬™ vez nos √ļltimos 10 anos, a cidade de Anam√£ no rio Solim√Ķes est√° 100% alagada. Pra transitar pelas ruas da cidase s√≥ se for de canoa, lancha ou caminando por dentro d'√°gua.




A cheia afetou tamb√©m o funcionamento dos √≥rg√£os p√ļblicos e a maioria est√£o com as atividades paralisadas, com excess√£o de alguns que foram contruidos

Os poucos que funcionam são prédios que foram construídos adaptados ao nível máximo das grandes cheias da região.



Escolas e postos de sa√ļda est√£o com as atividades paralisadas. Com √°gua batendo na porta, o hospital do munic√≠pio foi interditado e a popula√ß√£o passou a ser atendida em um hospital flutuante enviado pelo governo do estado.


Foto: Hospital interditado


Ana Regina Moreno- diretora hospital Anam√£



Dentro de casa a situação se agrava para quem mora nas áreas mais baixas. Quem não tem um segundo piso ou fez a casa alta, sobrevive esse período sobre marombas, uma espécie de assoalho improvisado.



A Delegacia do munic√≠pio n√£o resistiu √†s √ļltimas enchentes e foi interditada. Presos tempor√°rios ficam alojados em uma casa de madeira onde funciona o 3‚Āį GPM, junto com os policiais Militares ou s√£o transferidos pra Manacapuru.



Transtornos a parte a população segue aproveitando a agua da cheia para se refrescar nesse período de temperaturas mais elevada



A cheia tem tamb√©m impacto direto na sa√ļde. doen√ßas t√≠picas do per√≠odo de cheia se agravam nessa √©poca. Dona Josefa que √© moradora da cominidade S√£o Jos√©, foi ao horpital ap√≥s ser picada por um escorpi√£o. Ela √© mais uma v√≠tima de animais pesonhentos devido a cheia na regi√£o.

Josefa Lima - aposentada




Com as ruas totalmente alagadas as pessoas têm duas formas de se deslocarem dentro da cidade, de canoa ou a pé, caminhando por dentro d'água, mas essa segunda opção aumenta o risco de serem picados por animais pesonhentos. Segundo a diretora do Hospital com a cidade alagada há um aumento de casos de pacientes internados com doenças típicas da cheia



Sonora: Ana Regina Moreno- diretora hospital Anam√£



Dados do hospital do munic√≠pio mostram atendimento de 6 pessoas picadas por cora e 21 por arraia no √ļltimo trimestre, per√≠odo em que a √°gua invadiu a cidade. No quadro de internados desta sexta-feira consta um paciente internado com v√īmito.



0 coment√°rio

Coment√°rios


bottom of page