top of page
Buscar

Vídeos📹 Números da tragédia em Beruri/AM, deslizamento de terras extermina comunidade do Arumã

Foto do escritor: Adauto SilvaAdauto Silva

Tragédia em Beruri, municípiolocalizado no rio Purus. Um grande deslizamento de terras aconteceu na comunidade Arumã, vila que fica localizada na margem direita do rio Purus a cerca de 3 horas de viagem da sede do municipio, nesse período de vazante.


Era assim!


Segundo a Defesa Civil do município uma morte foi confirmada, e quatro pessoadeestão desaparecidas, mas segundo moradores muitos correram para o mata na hora do desespero e estão sendo resgatados. : Policiais resgatando as pessoas que foram para a mata


O Tenente carreira informo que cerca de 300 metros de comunidade foram no deslizamento

Segundo o Tenente Carreira, que comandou a operação da PM na área ajudando no resgate e auxilio às familias atingidas, os polícias chegaram a resgatar moradores distantes com uma hora de viagem dentro da mata.




"Quando começou desbarrancar e foi aumentando, coisa que alguns chegaram a chamar de terremoto, outros, tremor de terra, devido a sensação do desbarrancamento, eles correram pra mata e a cada barulho entravam mais buscando abrigo", relatou.


Polícias resgatam famílias


Números da tragédia segundo a prefeitura do município


 

Ficou assim





POLÍCIA MILITAR DO AMAZONAS

🚨9°BPM MANACAPURU-2°GPM BERURI🚨

Desabamento de terras na comunidade Arumã/zona rural de Beruri.

**SA - SGT PM Neimar Martins*19407

BERURI, 30 de Setembro de 2023*


A guarnição do 2°GPM de Beruri recebeu via celular (linha direta do GPM), a informação que na Vila do Arumã, zona rural de Beruri, estava acontecendo um grande desabamento de terras afetando muitas casas e flutuantes. Até o momento confirmado 01 óbito e 4 desaparecidos. Uma média de 35 famílias desabrigadas.O Tenente Carreira, cmt do 2°GPM, juntamente com mais 6 policiais militares e a defesa Civil Municipal já estão na região do sinistro. Assim que tiver mais informações repassarei.

 

Governo do Amazonas monta força-tarefa para atender moradores da comunidade de Beruri após desbarrancamento

Por determinação do governador Wilson Lima, ainda na noite de sábado, equipes estaduais que atuam no município, se deslocaram para Arumã



O Governo do Amazonas montou uma força-tarefa para atender moradores da comunidade do Arumã, em Beruri (a 173 quilômetros de Manaus), após um desbarrancamento ocorrido na noite deste sábado (30/09). Por determinação do governador Wilson Lima, uma equipe de policiais militares e técnicos da Defesa Civil se deslocaram ainda ontem para a comunidade e, na manhã deste domingo (1º/10), cerca de 30 profissionais de diversos órgãos do Estado seguiram para a localidade, saindo de Manacapuru e Manaus, respectivamente.

Os trabalhos estão sendo coordenados pela Defesa Civil do Amazonas e Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas(CBMAM), que enviou mergulhadores e especialistas habilitados para resgate em áreas colapsadas. De acordo com dados do órgão, o desastre natural, conhecido na região como Terras Caídas, atingiu mais de 40 residências e afetou cerca de 200 pessoas. Até o momento, há confirmado o óbito de uma criança e quatro desaparecidos, sendo três soterrados e uma pessoa no rio.

O Governador Wilson Lima prestou solidariedade às vítimas. “Minha solidariedade e orações às famílias atingidas. Determinei total apoio nas buscas e assistência às vítimas do desbarrancamento. Nossas equipes estão em campo para fazer o que for preciso.”, disse o Governador

Na noite de sábado, logo após o ocorrido, uma equipe, composta por Policiais Militares e agentes da Defesa Civil estadual que atuam em Beruri, se deslocou até o local, onde realizaram os primeiros atendimentos.

Além da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, a força-tarefa é composta por profissionais das Secretarias de Estado de Assistência Social (Seas), Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), de Saúde (SES), Meio Ambiente (Sema), Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e Instituto Médico Legal (IML).

O Comandante de Bombeiros da Capital (CBC), Coronel Reinaldo Menezes, falou sobre o grupo formado para atender a ocorrência.

“Estão indo combatentes, militares do quadro de saúde para dar apoio no que for necessário na área de enfermagem e médica. E nossas equipes estão indo ainda com várias outras equipes do Estado. O Governo do Amazonas está dando todo apoio que será importante nas ações tanto de cuidado das famílias, quanto nas ações de resgate”, afirmou.

O subtenente Emerson Silva, responsável pela 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Manacapuru, explicou que a equipe montou uma base na Comunidade São Lázaro, que fica ao lado do local atingido, para coordenar os atendimentos. “As pessoas, na hora do desastre natural, se abrigaram na mata e, pela parte da manhã de hoje, já foram resgatadas, com ferimentos leves, que estão sendo atendidas na comunidade São Lázaro, onde foi montada toda uma logística para atender as vítimas”, afirmou.

Apoio humanitário

A Secretária de Meio Ambiente também está dando apoio humanitário à comunidade Arumã, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Piagaçu Purus.

O órgão vai entregar 150 cestas básicas, 150 kits de higiene pessoal, 100 garrafões de água de 20 litros e 180 frangos aos moradores, adquiridos com apoio do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), do Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática.


 

A Prefeitura Municipal de Beruri lamenta profundamente a tragédia ocorrida na comunidade do Arumã. Expressamos nossas sinceras condolências às famílias enlutadas. Neste momento de imensa dor, é importante que todos nós nos unamos como uma comunidade, oferecendo nosso apoio e amparo às famílias das vítimas e aos sobreviventes. Todos os recursos necessários para oferecer todo o suporte necessário, seja psicológico, material ou estrutural, buscando amenizar as consequências deste triste episódio. É difícil encontrar palavras que possam confortar o coração das famílias que perderam entes queridos, porém, reforçamos nosso compromisso em estar ao lado delas nesse momento de luto e tristeza. Vamos trabalhar incansavelmente para garantir que todas as vítimas recebam as devidas assistências, bem como identificar as causas dessa tragédia e tomar as medidas necessárias para evitar que algo semelhante ocorra no futuro. Pedimos à população de Beruri que se una em orações e pensamentos positivos para as famílias enlutadas. Em nome da prefeitura municipal de Beruri, reiteramos nossos mais sinceros pêsames e colocamos nossa administração à disposição para qualquer necessidade que possa surgir. Vamos superar essa tragédia juntos!

0 comentário

Comments


bottom of page