top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdauto Silva

VĂ­deosđŸ“č NĂșmeros da tragĂ©dia em Beruri/AM, deslizamento de terras extermina comunidade do ArumĂŁ


Tragédia em Beruri, municípiolocalizado no rio Purus. Um grande deslizamento de terras aconteceu na comunidade Arumã, vila que fica localizada na margem direita do rio Purus a cerca de 3 horas de viagem da sede do municipio, nesse período de vazante.


Era assim!


Segundo a Defesa Civil do municĂ­pio uma morte foi confirmada, e quatro pessoadeestĂŁo desaparecidas, mas segundo moradores muitos correram para o mata na hora do desespero e estĂŁo sendo resgatados. : Policiais resgatando as pessoas que foram para a mata


O Tenente carreira informo que cerca de 300 metros de comunidade foram no deslizamento

Segundo o Tenente Carreira, que comandou a operação da PM na årea ajudando no resgate e auxilio às familias atingidas, os polícias chegaram a resgatar moradores distantes com uma hora de viagem dentro da mata.




"Quando começou desbarrancar e foi aumentando, coisa que alguns chegaram a chamar de terremoto, outros, tremor de terra, devido a sensação do desbarrancamento, eles correram pra mata e a cada barulho entravam mais buscando abrigo", relatou.


PolĂ­cias resgatam famĂ­lias


NĂșmeros da tragĂ©dia segundo a prefeitura do municĂ­pio


 

Ficou assim





POLÍCIA MILITAR DO AMAZONAS

🚹9°BPM MANACAPURU-2°GPM BERURI🚹

Desabamento de terras na comunidade ArumĂŁ/zona rural de Beruri.

**SA - SGT PM Neimar Martins*19407

BERURI, 30 de Setembro de 2023*


A guarnição do 2°GPM de Beruri recebeu via celular (linha direta do GPM), a informação que na Vila do Arumã, zona rural de Beruri, estava acontecendo um grande desabamento de terras afetando muitas casas e flutuantes. Até o momento confirmado 01 óbito e 4 desaparecidos. Uma média de 35 famílias desabrigadas.O Tenente Carreira, cmt do 2°GPM, juntamente com mais 6 policiais militares e a defesa Civil Municipal jå estão na região do sinistro. Assim que tiver mais informaçÔes repassarei.

 

Governo do Amazonas monta força-tarefa para atender moradores da comunidade de Beruri após desbarrancamento

Por determinação do governador Wilson Lima, ainda na noite de såbado, equipes estaduais que atuam no município, se deslocaram para Arumã



O Governo do Amazonas montou uma força-tarefa para atender moradores da comunidade do ArumĂŁ, em Beruri (a 173 quilĂŽmetros de Manaus), apĂłs um desbarrancamento ocorrido na noite deste sĂĄbado (30/09). Por determinação do governador Wilson Lima, uma equipe de policiais militares e tĂ©cnicos da Defesa Civil se deslocaram ainda ontem para a comunidade e, na manhĂŁ deste domingo (1Âș/10), cerca de 30 profissionais de diversos ĂłrgĂŁos do Estado seguiram para a localidade, saindo de Manacapuru e Manaus, respectivamente.

Os trabalhos estĂŁo sendo coordenados pela Defesa Civil do Amazonas e Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas(CBMAM), que enviou mergulhadores e especialistas habilitados para resgate em ĂĄreas colapsadas. De acordo com dados do ĂłrgĂŁo, o desastre natural, conhecido na regiĂŁo como Terras CaĂ­das, atingiu mais de 40 residĂȘncias e afetou cerca de 200 pessoas. AtĂ© o momento, hĂĄ confirmado o Ăłbito de uma criança e quatro desaparecidos, sendo trĂȘs soterrados e uma pessoa no rio.

O Governador Wilson Lima prestou solidariedade Ă s vĂ­timas. “Minha solidariedade e oraçÔes Ă s famĂ­lias atingidas. Determinei total apoio nas buscas e assistĂȘncia Ă s vĂ­timas do desbarrancamento. Nossas equipes estĂŁo em campo para fazer o que for preciso.”, disse o Governador

Na noite de såbado, logo após o ocorrido, uma equipe, composta por Policiais Militares e agentes da Defesa Civil estadual que atuam em Beruri, se deslocou até o local, onde realizaram os primeiros atendimentos.

AlĂ©m da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, a força-tarefa Ă© composta por profissionais das Secretarias de Estado de AssistĂȘncia Social (Seas), Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), de SaĂșde (SES), Meio Ambiente (Sema), Fundação de VigilĂąncia em SaĂșde (FVS) e Instituto MĂ©dico Legal (IML).

O Comandante de Bombeiros da Capital (CBC), Coronel Reinaldo Menezes, falou sobre o grupo formado para atender a ocorrĂȘncia.

“EstĂŁo indo combatentes, militares do quadro de saĂșde para dar apoio no que for necessĂĄrio na ĂĄrea de enfermagem e mĂ©dica. E nossas equipes estĂŁo indo ainda com vĂĄrias outras equipes do Estado. O Governo do Amazonas estĂĄ dando todo apoio que serĂĄ importante nas açÔes tanto de cuidado das famĂ­lias, quanto nas açÔes de resgate”, afirmou.

O subtenente Emerson Silva, responsĂĄvel pela 2ÂȘ Companhia do Corpo de Bombeiros de Manacapuru, explicou que a equipe montou uma base na Comunidade SĂŁo LĂĄzaro, que fica ao lado do local atingido, para coordenar os atendimentos. “As pessoas, na hora do desastre natural, se abrigaram na mata e, pela parte da manhĂŁ de hoje, jĂĄ foram resgatadas, com ferimentos leves, que estĂŁo sendo atendidas na comunidade SĂŁo LĂĄzaro, onde foi montada toda uma logĂ­stica para atender as vĂ­timas”, afirmou.

Apoio humanitĂĄrio

A Secretåria de Meio Ambiente também estå dando apoio humanitårio à comunidade Arumã, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentåvel (RDS) Piagaçu Purus.

O órgão vai entregar 150 cestas båsicas, 150 kits de higiene pessoal, 100 garrafÔes de ågua de 20 litros e 180 frangos aos moradores, adquiridos com apoio do Programa Áreas Protegidas da AmazÎnia (Arpa), do Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climåtica.


 

A Prefeitura Municipal de Beruri lamenta profundamente a tragĂ©dia ocorrida na comunidade do ArumĂŁ. Expressamos nossas sinceras condolĂȘncias Ă s famĂ­lias enlutadas. Neste momento de imensa dor, Ă© importante que todos nĂłs nos unamos como uma comunidade, oferecendo nosso apoio e amparo Ă s famĂ­lias das vĂ­timas e aos sobreviventes. Todos os recursos necessĂĄrios para oferecer todo o suporte necessĂĄrio, seja psicolĂłgico, material ou estrutural, buscando amenizar as consequĂȘncias deste triste episĂłdio. É difĂ­cil encontrar palavras que possam confortar o coração das famĂ­lias que perderam entes queridos, porĂ©m, reforçamos nosso compromisso em estar ao lado delas nesse momento de luto e tristeza. Vamos trabalhar incansavelmente para garantir que todas as vĂ­timas recebam as devidas assistĂȘncias, bem como identificar as causas dessa tragĂ©dia e tomar as medidas necessĂĄrias para evitar que algo semelhante ocorra no futuro. Pedimos Ă  população de Beruri que se una em oraçÔes e pensamentos positivos para as famĂ­lias enlutadas. Em nome da prefeitura municipal de Beruri, reiteramos nossos mais sinceros pĂȘsames e colocamos nossa administração Ă  disposição para qualquer necessidade que possa surgir. Vamos superar essa tragĂ©dia juntos!

0 comentĂĄrio

Comments


bottom of page