top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdauto Silva

VÍDEOS》Forte temporal causa prejuízos e deixa Manacapuru e parte de Iranduba e Manaus sem energia



A chuva torrencial que caiu em Manaus na manhã desta segunda-feira (27) causou diversos transtornos em diferentes pontos da capital e do interior.



As cidades de Manacapuru e Iranduba, atendidas pelo linha de 69 kw, ficaram sem energia.


Segundo informações da Eletrobras Amazonas Energia, uma árvore de grande porte caiu e atingiu a Rede de 69 kV, no Km 26 da estrada Manuel Urbano causando a interrupção de energia eletrica na estrada e na cidade de Manacapuru.



Em Iranduba parte da cidade segue também sem Energia, apenas dois dos seis geradores estão funcionando. Homens no local trabalhando para recompor a rede.


Em Manaus os fortes ventos também causaram danos à rede elétrica e algumas bairros estão sem energia.



No centro da cidade de Manaus camelôs passaram sufoco para salvar seus pontos e mercadorias dos fortes ventos.



Árvores e contêineres caíram na zona Sul de Manaus onde houve uma ventania muito forte.



Dentro da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) uma grande árvore caiu.


Uma barco afundou na orla de Manaus


Na orla da Ponta Negra uma outra árvore tombou na pista, atrapalhando o trânsito.



Contêineres empilhados sofreram com os fortes ventos e caíram em um pátio da Porto Chibatão, localizado no bairro Colônia Oliveira Machado, zona Sul de Manaus. Não há detalhes sobre danos ou perdas materiais.



NOTA

Defesa Civil do Estado monitora ocorrências de chuva na capital e interior

A Defesa Civil do Estado do Amazonas (Subcomadec) informa que 13 municípios sofreram com a intensa chuva, que iniciou hoje (27/12), por volta das 8h, devido à atuação de sistemas convectivos ao sul da Região Metropolitana de Manaus (RMM).

A Subcomadec realizou contatos com os atendimentos de emergência (Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil Municipal de Manaus e de municípios da Região Metropolitana), sendo informada que os órgãos estão em fase de levantamento das ocorrências e triagem, tendo como fator dificultador os ramais telefônicos mudos, devido à falta de energia.

Em Manaus, até o presente momento, a Defesa Civil do Estado segue com informações de ocorrências de destelhamentos, quedas de árvores (em residências, em vias públicas, em veículos) e curto elétrico envolvendo fios de alta tensão. Nenhuma das ocorrências tem registro de vítimas. Os bairros mais atingidos foram Cidade Nova, Monte das Oliveiras, Petrópolis, Centro, Educandos, Bairro da Paz, Colônia Antônio Aleixo e Flores.

No interior, o município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus) tem registros de destelhamento de estádio, queda de árvores, tombamento de porte e destelhamento de residências. No Careiro da Várzea (distante 25 quilômetros da capital), foi registrado destelhamento de casas, sem vítimas. Em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), o fornecimento de energia foi comprometido em decorrência das fortes chuvas.

A Defesa Civil do Amazonas informa que monitora as ocorrências e que está orientando as Defesas Civis locais sobre medidas mitigadoras e aguarda mais detalhes das ocorrências para o repasse dessas informações, além de articular apoio aos municípios com dificuldade de resposta ao evento adverso.

*FOTOS:* Divulgação/Defesa Civil do Amazonas (imagens de ocorrências no município de Iranduba e comunidades)

*Informações para a imprensa:* Assessoria de Comunicação da Defesa Civil do Amazonas: Larissa França (99325-5501).


0 comentário

Comentarios


bottom of page