top of page
Buscar
Foto do escritorAdauto Silva

Vídeo 📹 Temporais causam destruição em Manacapuru e anunciam chegada do fim do período de estiagem


O mês de outubro vem sendo marcado por sérios problemas naturais causados pela seca dos rios e a forte estiagem que acompanhou o período de vazante.



A chegada do período chuvoso vem sendo anunciada nesta segunda quinzena de outubro através de fortes e rápidos temporais que causaram inúmeros prejuízos à moradores da zona rural e cidade de Manacapuru.

Na semana passada um temporal destelhou 47 casas na sede e em comunidades rurais do município. Nesta sexta-feira, 20/10, mais uma vez os ventos fortes promoveram chuva e destruição. No bairro Novo Manacá, São João do Miriti e Novo Horizonte, casas foram destelhadas deixando moradores sem teto e com os bens ao relento.




O fim do período de estiagem chega junto com a cheia que dará fim à maior vazante já registrada no Amazonas. Segundo órgãos que fazem a medição e acompanhamentos dos níveis dos rios da região, o Solimões começou a encher em Tabatinga.




Apesar da chegada da água na cabeceira do Solimões, vale ressaltar que o fato, apesar de ser um sinal de normalidade do processo de subida e descida do nível das águas da bacia hidrográfica do Amazonas, ainda tá longe de ser a solução imediata dos problemas causados pela seca. As dificuldades de sobrevivência às margens dos rios da região se arrastam ao longo dos próximos dois meses, principalmente para os ribeirinhos, que são os mais atingidos.





0 comentário

Comments


bottom of page