300 kg de piracatinga apreendidos em MPU. Pescado que além de estar com a pesca proibida, estava impróprio para o consumo humano
Denuncia desencadeou ação da ADAF-Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas e parceria com a Vigilância Sanitária do Município, que apreendeu 300 quilos de pescado da espécie Piracatinga, que segundo os fiscais não estavam em condições de consumo humano.
O pescado estava sendo filetado, e depois de embalado seguiria para ser comercializado no mercado consumidor.
Ninguém foi autuado pelo crime. Ao perceberem a chegada dos fiscais às pessoas que trabalhavam na preparação do pescado, abandonaram o local.
O pescado apreendido foi destruído e enterrado na lixeira do município.
A pesca predatóriada Piracatinga põe em risco uma outra espécie. É que alguns pescadores utilizam a carne do boto para fazer iscas para capturar o pescado.
Foi publicada em 23/06, no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria SAP/Mapa nº 1.082, por meio da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, prorrogação da moratória da pesca e comercialização da piracatinga (Calophysus macropterus) em águas jurisdicionais brasileiras e em todo território nacional até 2 de julho de 2023. Durante este período, fica proibida a pesca, a retenção a bordo, o transbordo, o desembarque, o armazenamento, o transporte, o beneficiamento e o comércio dessa espécie.
Comments