Eles decidiram: Tá proibido jogar lixo no local
Jovens da rua Mário Silva de Almeida, antiga rua do Festejo de Santo Antônio da Terra Preta, bairro Terra Preta, em Manacapuru, tomaram a decisão e agiram:
"Tá Proibido Jogar Lixo no Barranco do Rio Solimões"
Após inúmeras tentativas de fazer com que moradores da rua não joguem lixo domestico e moradores de outras áreas não descarreguem entulho no local, um grupo de jovens de moradores da área e que fazem parte da TOT-Torcida Organizada Tradicional, se uniram no fim da tarde desta quarta-feira, e com ferramentas nas mãos limparam o fim da rua, pintaram as toras de coqueiros que jogaram no local e assumiram a área após fixar alí a placa: PROIBIDO JOGAR LIXO, também foram hasteadas duas bandeira nas cores da Ciranda Tradicional.
"O bairro da Terra Preta é o berço da Ciranda Tradicional, por ter sido criada na Escola Estadual José Sefair, conhecida como Berço Sagrado da Educação"
Muitos moradores do local dizem que jogam lixo no barranco, porque o carro do lixo não entra até o final da rua, já as pessoas de outros locais, se aproveitam da lixeira improvisada e descarregam ali seus entulhos.
Após a decisão de tomar conta da área a Juventude Ambiental pede ao poder público municipal, que determina que o carro do lixo que faz coleta diária no bairro vá até o final da rua Mário Silva de Almeida, para recolher o lixo doméstico evitando que as pessoas acumulem em casa, ou joguem no barranco. O grupo pede também que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, fiscalize a conduta errada de pessoas que jogam lixo e entulhos no barranco, contaminando o local e poluindo o rio.
CRIME AMBIENTAL
O lixo jogado no barranco é acumulado na margem do rio formando um falso aterro, no período da cheia todo lixo é arrastado para o leitor do rio causando danos ambientais e provocando deslizamentos de terras.
PERIGO
O falso aterro já contribuiu para vários deslizamentos de terras causando prejuízos materiais e humanos, porque já morreram pessoas em deslizamentos de terras na Orla da Terra Preta.
Siga nossa rese de Notícias@.com
Siga-nos no Facebook e Instagram
Comments