top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdauto Silva

Universitários são capacitados para atuar como voluntários no ‘Recicla, Galera’

Estudantes do Ifam, UEA e Ifam foram capacitados para mobilizar moradores e visitantes no Festival de Parintins


O “Recicla, Galera” vai contar com um reforço extra em suas ações durante o 56º Festival Folclórico de Parintins. Universitários do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) vão atuar como voluntários na iniciativa, que visa fazer um Festival mais sustentável, por meio da destinação correta de resíduos.

O projeto é realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Coca-Cola Brasil. A participação de voluntários no “Recicla, Galera” é voltada a estimular atividades de educação ambiental, para mobilizar moradores e visitantes da ilha para o descarte correto dos materiais recicláveis nos ecopontos da campanha.

“O ‘Recicla, Galera’ deste ano pretende ampliar a mobilização do projeto e demonstrar a relevância da sustentabilidade como tripé do Festival. Os voluntários são peças fundamentais para que isso aconteça. Queremos trazer uma experiência ambiental participativa para todos: moradores, brincantes e o comércio”, destacou o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

Entre os voluntários, estão estudantes dos cursos de Direito, Técnico e Geografia, como João Vinicius Silva Nunes, estudante do 3° período, na Universidade do Estado do Amazonas. Ele ressalta a mudança de hábito que a campanha pode causar nos moradores de Parintins e nos visitantes. “Além de divulgar a cultura dos nossos bois, podemos ajudar na conscientização da nossa população em preservar o meio ambiente”, comentou.


Recicla, Galera


O "Recicla, Galera" é o grande projeto de sustentabilidade realizado durante o Festival Folclórico de Parintins. Neste ano, será a segunda edição da iniciativa, que reúne diversas frentes de trabalho voltadas à gestão de resíduos recicláveis, fortalecimento e geração de renda para a Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin), bem como ações de educação ambiental e voluntariado.

A execução operacional da campanha ocorre por meio da Impact Hub Manaus. Além da Sema e da Ascalpin, o projeto também conta com a participação da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), junto à Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). Participam ainda a Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema), a empresa Tereos Brasil e a Solar Coca-Cola.

0 comentário

Comments


bottom of page