top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdauto Silva

Seduc anuncia edital para seleção de novos diretores escolares no Amazonas

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc-AM) anunciou que abrirá, no próximo dia 30 de outubro, as inscrições para um Processo Seletivo Simplificado (PSS) de Novos Diretores Escolares.



O movimento acompanha a ação nacional promovida pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Lei 14.113 de 2020, que condiciona o recebimento de recursos da complementação do Valor Aluno Ano por Resultados (Vaar) a este processo.



O PSS dos Novos Diretores, que será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), selecionará profissionais aptos a assumirem a gestão escolar em caso de vacância na função, ou seja, quando a vaga de gestor estiver desocupada por motivos diversos, como desistência, morte e necessidade eventual de substituição, dentre outros.



O certame também prevê que as novas escolas da rede estadual a serem inauguradas no Amazonas, após a conclusão do PSS, já terão diretores escolares aprovados no processo seletivo.



"A Secretaria de Educação tem uma perspectiva muito boa para a seleção. O trabalho que estamos desempenhando é para, a cada dia, trabalharmos em uma gestão mais democrática, eficiente, sem esquecer da meritocracia. Queremos oportunizar que nossos servidores possam compor este quadro de diretores escolares", destacou a secretária executiva adjunta pedagógica da Secretaria de Educação, Arlete Mendonça.



Inscrições e requisitos

As inscrições para o PSS começam no dia 30 de outubro, às 10h, e seguem até às 16h (horário de Manaus) do dia 15 de novembro, por meio do site www.concursoscpec.com.br. No dia 17 de novembro, será divulgada uma lista de confirmação com o nome dos candidatos inscritos.



Entre os principais requisitos básicos para a inscrição, está a necessidade do candidato: i) ser ocupante de cargo público de Magistério (professores e pedagogos), efetivo e estável, do quadro da Secretaria de Educação; ii) ter disponibilidade em tempo integral; iii) possuir graduação/licenciatura, preferencialmente, com pós-graduação em gestão escolar e coordenação pedagógica; além de outras condições, que estarão presentes no edital.


Etapas avaliativas

Em relação aos processos avaliativos dos inscritos, o edital do PSS terá duas etapas de análises, denominadas como Mérito e Desempenho-Entrevista, respectivamente. A primeira, realizada em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), acontecerá com a apreciação de toda a documentação apresentada pelo candidato durante o processo de inscrição.


Os classificados para a segunda etapa serão convocados pela Secretaria de Educação para as entrevistas, que acontecerão entre os dias 10 e 26 de janeiro de 2024. As entrevistas serão previamente agendadas e terão pontuação de 0 a 10, sendo sete a nota mínima para classificação.


As entrevistas serão realizadas por representantes do Departamento de Gestão Escolar (Degesc), da Secretaria de Educação. Os questionamentos terão como base a Matriz de Referência das Competências dos Diretores Escolares do Estado do Amazonas, instituída pela Portaria GS nº 701, e publicada no Diário Oficial do Estado no dia 29 de junho de 2022.


O resultado final do PSS será divulgado no dia 13 de fevereiro de 2024. O certame, que possui validade de 2 anos, com possibilidade de prorrogação por mais dois, terá vigência em todo o estado do Amazonas, durante o biênio 2024-2025. A expectativa da Secretaria de Educação é receber mais de 1,2 mil inscrições.

0 comentário

Comments


bottom of page