top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdauto Silva

Secretaria de Segurança Pública desenvolve programas de prevenção à violência nas escolas

Prevenção à violência é um dos eixos prioritários do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social

 

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) destaca a atuação preventiva dos órgãos do sistema de segurança nas escolas com programas sociais e projetos. As ações tratam da prevenção à violência, dependência química, bullying, entre outros temas que são abordados dentro das salas de aula para crianças e adolescentes da rede estadual de ensino em conjunto com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto.

 

Como parte do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, o trabalho de prevenção nas escolas e comunidades é um dos eixos prioritários do programa Amazonas Mais Seguro, lançado em 2021, pelo governador Wilson Lima, com investimentos na área da Segurança Pública. O programa “DPV nas Escolas”, foi desenvolvido para atuar nos 61 municípios do Estado em toda a rede estadual de ensino.

 

Em 2022, o DPV alcançou mais de 18 mil alunos em setenta escolas da rede estadual de ensino do Amazonas. O órgão atua em todo interior e região metropolitana de Manaus com palestras e ações educativas e atendimentos com profissionais da área da saúde que fazem parte da estrutura de atuação do órgão.

 

Além da SSP-AM, instituições como a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM), Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) atuam diretamente com projetos voltados para a prevenção à violência e formação social de crianças e adolescentes da capital. A Polícia Civil (PC-AM), também, realiza palestras dentro de temas propostos pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto.

 

Proerd

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) atua diretamente com o programa Nacional de Resistência às Drogas (PROERD), um programa estratégico que objetiva educar principalmente as crianças e adolescentes em seu meio natural, a escola, com atividades interativas auxiliadas por um agente policial junto com o professor pedagógico. Em Manaus o programa é realizado desde o ano de 2003.

 

Bombeiro Mirim

O Projeto Educacional Bombeiro Mirim (Proebom) é um projeto de responsabilidade social do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), tendo como foco a valorização dos ideais de cidadania e civismo na formação de crianças e adolescentes. Dessa forma, o Corpo de Bombeiros Militar contribui com a sociedade amazonense no sentido de auxiliar na formação básica dos cidadãos. O programa atende mais de 800 crianças e adolescentes.

 

Detran nas Escolas

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), por meio da Gerência de Educação para o Trânsito da instituição, desempenha a campanha “Detran nas Escolas”, que visa conscientizar alunos, professores, condutores de transporte escolar, pais e responsáveis sobre a legislação de trânsito de maneira educativa durante o período letivo.

 

PC-AM realiza Palestras

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) realiza nas escolas da rede estadual, palestras com a participação de delegados e outros agentes, que levam orientações sobre diversos temas, dentre eles, violência contra a mulher, prevenção de atos infracionais, cuidados que devem ser tomados no âmbito virtual relacionados à prevenção e combate aos crimes cibernéticos, dentre outros.

0 comentário
bottom of page