top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdauto Silva

Secretaria de Educação abre matrículas para o 2º semestre letivo da EJA na próxima segunda-feira

Durante o período, as unidades escolares da rede estadual realizarão os processos de rematrícula, transferência e matrícula de novos alunos


No próximo dia 31 de julho, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar inicia a semana de matrículas para o 2º semestre letivo da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O processo seguirá até o próximo dia 04 de agosto, quando a secretaria realizará, por meio das escolas da rede estadual que oferecem a modalidade de ensino,  o atendimento de transferência de alunos já matriculados e também a captação de novos estudantes.



Entre os dias 31 de julho e 03 de agosto, as próprias escolas que oferecem a modalidade EJA estarão realizando a rematrícula dos alunos. Nesse processo, o estudante já matriculado no 1º semestre e que não tenha o interesse de trocar de unidade escolar terá a rematrícula realizada de forma automática pelas escolas.



Já no dia 04 de agosto, será o dia tanto para matrícula de novos alunos, quanto para a transferência daqueles que têm o interesse de trocar de unidade de ensino. O processo de alunos novatos  e de transferência poderá ser realizado tanto presencialmente, na unidade escolar em que deseja estudar ou na escola atual, ou pelo site oficial de matrículas disponibilizado pelo Governo do Amazonas: matriculas.am.gov.br. A lista das 182 escolas que disponibilizam a modalidade EJA em todo o Amazonas também pode ser consultada pelo mesmo endereço eletrônico.


A assessora pedagógica da Gerência de Atendimento Educacional Específico e da Diversidade (Gaeed), da Secretaria de Educação, professora Socorro Gomes, explicou que, para o 2º semestre, também existe um movimento natural de novos alunos matriculados.


“Anualmente, sempre recebemos um número considerável de alunos novos nesta segunda chamada. Isso acontece por vários motivos e um deles é por conta das escolas municipais, que oferecem a EJA do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, enquanto oferecemos o restante. A demanda sempre aumenta no 2º semestre”, destacou a assessora.



Em 2022, a rede estadual recebeu mais de 19,4 mil novos estudantes na modalidade EJA neste período de matrículas para o 2º semestre letivo. 



EJA


Atualmente, com mais de 29,7 mil alunos matriculados nesta modalidade em toda a rede, a EJA oferece a oportunidade dos alunos realizarem cada etapa disponibilizada em apenas 6 meses, ou seja, é possível concluir do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental em dois anos e o Ensino Médio em um ano e meio. Para os estudantes que desejam realizar o Ensino Fundamental 2 (do 6º ao 9º ano), a idade mínima para matrícula é de 15 anos, enquanto que para o Ensino Médio, é 18 anos. 


As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, sendo três dias presenciais e dois por meio do Estudo Orientado. Nos Centros de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Paulo Freire; Agenor Ferreira Lima e Jacira Caboclo, todos na capital, as aulas são ofertadas nos turnos matutino, vespertino e noturno. Já no restante das unidades escolares da rede estadual, a EJA acontece no período da noite. 



Os documentos necessários para a matrícula de novos alunos são: documento de identificação com foto (RG, CNH, Carteira de trabalho ou Passaporte), CPF, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento - caso o aluno tenha mudado de novo por este motivo, Histórico Escolar, Comprovante de Endereço e Comprovante de conclusão de escolaridade anterior a etapa pretendida.  


Os alunos menores de 18 anos devem estar acompanhados dos responsáveis. Os estudantes novatos que optarem por fazer a matrícula on-line (via matriculas.am.gov.br) só precisarão comparecer à unidade de ensino escolhida e apresentar os documentos (originais e cópias): de identificação  (RG, CNH, Carteira de trabalho ou passaporte), CPF, certidão de nascimento, certidão de casamento (caso seja casado e tenha mudado o nome por este motivo), histórico escolar, comprovante de endereço e comprovante de conclusão de escolaridade anterior a etapa pretendida).

0 comentário

コメント


bottom of page