top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdauto Silva

Revitalização da rodovia Carlos Braga impulsiona produção rural de Iranduba

Idam contabiliza 2.376 agricultores ao longo da AM-151. No total, 5.221 famílias vivem no entorno da rodovia

 

A revitalização da rodovia Carlos Braga (AM-151), entregue nesta quinta-feira (30/03), pelo governador Wilson Lima, beneficia diretamente 5.221 famílias que vivem ao longo da via, o equivalente a 20 mil habitantes, dos quais 2.376 são produtores rurais. 

 

rodovia AM-151 recebeu investimentos de R$ 9,6 milhões do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra).

 

Foram revitalizados 10 quilômetros da rodovia, com serviços de terraplanagem, elevação da altura da pista, pavimentação, drenagem e sinalização. A estrada não recebia intervenções desse porte há pelo menos 10 anos.

 

A recuperação da AM-151 melhora a locomoção da população do entorno da via e de Iranduba, além de facilitar o escoamento da produção agrícola. 

 

Segundo o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), há 2.376 agricultores ao longo da AM-151. A estimativa é de que 5.221 famílias residem na localidade, o equivalente a mais de 20,8 mil habitantes, dos 59.767 habitantes do município, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Produção rural

Ao longo da rodovia há diversos tipos de cultivos agrícolas, além de olarias, fábrica de laticínios, restaurantes regionais, vendas de produtos de artesanato, criações como avicultura de postura e corte, meliponicultura e bovinocultura.  Entre os principais cultivos da região estão mamão, maracujá, limão, laranja, pitaya, coentro, cebolinha, alface, couve, abobrinha, tomate, pimentão e pimenta de cheiro.

 

O produtor rural, Adalbeto de Araújo, é um dos que já contempla o benefício da pavimentação da rodovia para escoar sua produção de mamão, melancia e maracujá na região para a capital. “Hoje essa estrada está sendo um alívio para toda a comunidade e para os produtores rurais. O Iranduba é um município muito promissor, e o trabalho do governador Wilson Lima tem gerado muitas expectativas para mais investimentos em nossa cidade. Antes, o carro quebrava e custava de 30 a 40 minutos para sair. Agora a estrada é boa".

0 comentário

Comments


bottom of page