top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdauto Silva

+RespirAR realiza palestra sobre conscientização e prevenção do câncer de colo do útero

Atualizado: 25 de mar. de 2023

Atividade foi programada em alusão ao Março Lilás


Dentro do Programa +RespirAR foi realizada na sexta-feira (24/03) uma palestra sobre a conscientização e prevenção do câncer de colo do útero. A atividade aconteceu no núcleo da Vila Olímpica de Manaus, onde os pacientes e colaboradores presentes puderam dialogar e compartilhar questões relacionadas à prevenção da doença.

 

“A informação é essencial para a prevenção e essa palestra foi um canal de diálogo para a saúde das nossas pacientes. É determinação do governador Wilson Lima que ações como essa façam parte do processo de tratamento, para que os cuidados sejam cada vez mais fortalecidos”, ressaltou Jorge Oliveira, diretor-presidente da Faar.

 

O evento faz parte do cronograma de atividades do +RespirAR que visa a participação dos pacientes que estão no processo de reabilitação. Tendo em vista que o Março Lilás é o mês de conscientização e prevenção contra o câncer do colo do útero, a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca)

 

“Considerando dados do Inca é de grande relevância essa temática para o público feminino. O Março Lilás vem só para dar um destaque, mas os cuidados e a prevenção devem acontecer o ano todo”, comentou a palestrante Vera Hoshiba, enfermeira da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

 

A palestra, que teve como principal missão alertar sobre esse tipo de câncer e a importância da realização de exames para a prevenção e diagnóstico precoce, reforçou aos participantes a necessidade de a informação ser compartilhada para que chegue a todos.


 

“Todas as palestras que acontecem no +RespirAR eu estou presente. Esse assunto com certeza vou compartilhar com minhas filhas e netas pois quero todas com saúde, porque essa doença tem prevenção”, comentou a paciente do +RespirAR, Ilda Bacelar.

 

Iniciado na Vila Olímpica de Manaus, atualmente o programa governamental conta com um total de 10 núcleos de atendimentos espalhados pela capital amazonense.


0 comentário

Comments


bottom of page