Técnica terapêutica utiliza a água aquecida em temperatura de 30ºC a 35ºC
A hidroterapia é uma das opções de tratamento que o +RespirAR oferece na reabilitação de pacientes com diferentes patologias. Coordenado pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), o programa do Governo do Amazonas tem utilizado a técnica terapêutica especializada como opção segura e eficaz, principalmente no tratamento de pacientes idosos com lombalgia.
“Cheguei aqui com dor e inflamação devido a um desvio na coluna, mas hoje estou bem melhor das dores graças a Deus. Sou muito grata ao governador Wilson Lima, me sinto acolhida aqui e espero que esse projeto continue beneficiando muitos idosos”, declarou Maria de Nazaré Ferreira, 64 anos.
A paciente realiza sessões de hidroterapia e aulas de musculação, orientadas por profissionais do +RespirAR, no Centro de Convivência do Idoso (Ceci) Aparecida, duas vezes na semana. Hoje, o núcleo atende 130 idosos com serviço especializado de hidroterapia.
A técnica terapêutica que utiliza a água como meio de tratamento, realizado em piscinas aquecidas em temperatura de 30ºC a 35ºC, vem trazendo ótimos resultados a pacientes idosos do +RespirAR diagnosticados com lombalgia, que é a causa de dor na região lombar, com limitação de movimentos.
“A hidroterapia traz melhora da circulação sanguínea, no relaxamento muscular reduz o impacto sobre as articulações diminuindo a dor. E os idosos têm mais a ganhar com o método, pois devido à idade a amplitude de movimento diminui, ocasionando mais dores. Então esses pacientes têm um benefício muito maior”, disse Regiane Costa, fisioterapeuta do núcleo +RespirAR Ceci Aparecida.
“Estou muito feliz com o tratamento que tenho recebido. Tem melhorado bastante as dores que sentia. Logo na primeira semana já consegui ver resultados. Agradeço de coração”, concluiu a paciente do +RepirAR Maria Raimunda, 71 anos.
Comentarios