top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdauto Silva

Rabdomiólise: Prefeitura de MPU confirma caso e faz alerta à população para o não consumo de peixes

O peixe foi consumido na comunidade Ilha do Marrecão e é da espécie Tambaqui



PREFEITURA INFORMA


A Prefeitura de Manacapuru por meio da Secretaria Municipal de Saúde informa a toda população manacapuruense, que o município confirmou hoje (02) o primeiro caso de rabdomiólise ou urina preta.



Um homem de 43 anos de idade, residente da sede do município de Manacapuru informou a equipe médica plantonista do hospital Lázaro Reis que consumiu tambaqui no último dia 31 e algumas horas após o consumo apresentou fortes dores do estômago, além de vômito.



A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS/AM) já foi informada e esse caso já está em investigação. Informamos a todos os moradores do município, seja da zona urbana ou rural que no momento os peixes da espécie de Pirapitinga, Pacu e Tambaqui devem ser evitados, pois de acordo com a FVS, esses peixes podem causar contaminação e que os peixes de criadores em tanques de piscicultura não estão associados aos casos da doença.



Os sinais e sintomas geralmente aparecem entre 2 e 24 horas após o consumo de peixes ou crustáceos contaminados que são: rigidez muscular, extrema e repentina, dores musculares, náuseas, tontura, dor torácica, dificuldade para respirar, dormência, perda de força em todo corpo e urina cor de café.



0 comentário

Comments


bottom of page