Em 2006, uma suposta carcaça de uma sereia foi encontrada na Praia da Lua, em Manaus (AM) e chamou a atenção da mídia.
Em 2006, uma suposta carcaça de uma sereia foi encontrada na Praia da Lua e chamou a atenção da mídia.
De acordo com as informações da época, quem achou o corpo da sereia foi o vendedor ambulante José Augusto de Azevedo. Logo, o caso chamou a atenção dos amazonenses e a sereia da Praia da Lua ficou conhecida nas redes sociais.
Já a foto, que corria junto à informação, mostrava um ser pálido, uma espécie de peixe humanóide. A sereia possuía um rosto assustador com presas afiadas e barbatanas no lugar dos cabelos. Nem é preciso dizer que a internet ficou recheada de teorias.
Segundo o Portal Amazônia a estória da Sereia da Lua é verdade, só que o local do registro não é a Praia da Lua. Na verdade, o clique é de um artista plástico da Flórida, nos Estados Unidos, que fez uma boneca baseada no ser mitológico dos mares.
A ideia surgiu do produtor audiovisual Anderson Mendes, que queria se inscrever para um curso de mestrado e pensou em usar as lendas e notícias falsas como temática de seu artigo, em uma época onde o termo 'fake news' ainda não existia.
"Eu me inspirei na rádio novela 'A Guerra dos Mundos', de H.G. Wells, que quando foi transmitida causou histeria nos Estados Unidos, porque todos acreditavam que o planeta estava sendo atacado por seres especiais. A partir deste momento, comecei a refletir sobre o poder da comunicação", explicou Anderson.
Veja matéria completa no Portal Amazônia
https://portalamazonia.com/estados/amazonas/portal-amazonia-responde-a-sereia-da-praia-da-lua-existiu-mesmo
Comments