top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdauto Silva

Parintins 2023: 'Recicla, Galera' chega a marca de 4 toneladas de resíduos destinados para reciclage

Materiais foram coletados em 36 Ecopontos espalhados por diversas áreas da cidade e dentro do Bumbódromo

 

O projeto “Recicla, Galera” já soma 4.076,4 quilos de resíduos destinados corretamente para a reciclagem, em cinco dias de coleta em 36 ecopontos espalhados pela cidade e, também, no Bumbódromo.  A meta é alcançar o montante de 5 toneladas, até o domingo (02/06), último dia do 56º Festival Folclórico de Parintins.

O “Recicla” é uma iniciativa promovida pelo Governo do Amazonas em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e a Coca-Cola Brasil. O objetivo é promover um festival mais sustentável, incentivando os moradores locais e os visitantes a destinarem corretamente os resíduos recicláveis durante e após a festa.

O resultado foi contabilizado após pesagem do material no Espaço Sustentável “Recicla, Galera”, situado na Praça da Liberdade, no Centro da cidade. Os recicláveis estão sendo coletados por profissionais da Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin), com apoio da Cooperativa dos Condutores de Triciclo de Parintins (Contripin).

 

“Esse é um número que nos anima, pois estamos a menos de uma tonelada de batermos a nossa meta de cinco toneladas. Este ano, o ‘Recicla, Galera’ veio grande, ocupando a cidade de Parintins, para além do Bumbódromo, ganhando força e mobilizando cada vez mais pessoas por um Festival de Parintins mais sustentável”, destacou o secretário da Sema, Eduardo Taveira.

 

Os materiais estão sendo coletados desde o dia 26 de junho (segunda-feira), quando os Ecopontos do “Recicla, Galera” começaram a operar. As estruturas funcionam como Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), e estão espalhados por toda a cidade, incluindo oito supermercados. Acesse o mapa com a localização dos ecopontos no link: http://bit.ly/3NN4BVk.

 

Na sexta-feira (30/06), foram ativados os ecopontos das galeras, que recebem os resíduos da disputa de reciclagem entre os itens 19 de cada bumbá. O boi da galera que mais destinar receberá o prêmio de R$ 20 mil em ações sustentáveis para a agremiação, além do título de Campeão Sustentável do Festival Folclórico de Parintins 2023. Camarotes institucionais do Bumbódromo também receberam miniecopontos, que não fazem parte da disputa, mas se somam ao cômputo geral da ação.

Mesmo após o Festival, os Ecopontos da cidade ficam de forma permanente para o município, contribuindo para a implementação da coleta seletiva. É o que reforça Victor Bicca, diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil, parceira na realização da ação.

 

"O programa 'Recicla, Galera' é uma iniciativa de impacto positivo para a cidade de Parintins. Juntos, através do engajamento da população e da promoção da reciclagem, estamos contribuindo ativamente para a preservação ambiental, a redução dos resíduos e o aprimoramento da qualidade de vida na comunidade. Estamos comprometidos em refrescar o mundo e fazer a diferença, além de criar um futuro sustentável, deixando um impacto duradouro e positivo para o festival e para a cidade", disse.

 

Espaço Sustentável

 

O Espaço Sustentável “Recicla, Galera” vai além de um ponto de coleta, triagem e pesagem de resíduos. O local foi concebido para inspirar a mudança de visão e comportamento de moradores e visitantes, incentivando a destinação correta de resíduos na ilha, durante e após o festival. Desta forma, o espaço conta com um circuito interativo de atividades, jogos e brincadeiras. Quem participa das atividades concorre a brindes exclusivos, como copos e chapéus.

 

O Espaço Sustentável fica na Praça da Liberdade, situada na Rua Governador Leopoldo Neves, no Centro de Parintins, até o dia 3 de julho, das 8h às 17h.

 

Sobre o Recicla, Galera

 

O “Recicla, Galera” é o grande projeto de sustentabilidade realizado durante o Festival Folclórico de Parintins 2023, coordenado pela Sema Amazonas. Esta é a segunda edição da iniciativa, que reúne diversas frentes de trabalho voltadas à gestão de resíduos recicláveis, fortalecimento e geração de renda para catadores e tricicleiros, bem como ações de educação ambiental e voluntariado.

A execução operacional da campanha ocorre por meio da Impact Hub Manaus. O projeto também conta com a participação da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, junto à Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). Participam ainda a Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema), a empresa Tereos Brasil e a Solar Coca-Cola.

0 comentário

Comentários


bottom of page