top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdauto Silva

Parintins 2023: Pessoas com deficiências já estão credenciadas para acesso ao Espaço PcD na Festa do

Área exclusiva conta com intérprete e distribuição de água

 

As pessoas com deficiência cadastradas para assistir à Festa dos Visitantes, no Espaço Acessível no Bumbódromo, pegaram suas credenciais na manhã desta quinta-feira (29/05). A pedagoga Claudine Maia foi uma das primeiras atendidas. “Fico muito feliz de ter este espaço, porque é uma forma da gente conseguir incluir nossos filhos”, comemorou.

O filho de Claudine é Guilherme Azedo, de 13 anos, que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA). Torcedor do Garantido, ele faz uso de abafadores de ruído para assistir às apresentações e presta atenção em cada detalhe.

“É muito difícil sair com os nossos filhos para qualquer lugar e essa forma de inclusão, de trazer uma criança PcD para dentro do Bumbódromo é surreal, porque ela tem um espaço destinado, tem as pessoas que você pode contar para te ajudar naquele momento, e fora que o espaço é um local privilegiado. Meu filho nasceu em Parintins, é apaixonado pelo festival e isso ajuda tanto ele a conhecer a cultura dele”, destaca a mãe.

 

A pedagoga está na lista de espera da relação de PcDs para assistir a uma das três noites do 56º Festival Folclórico de Parintins. As inscrições foram abertas pelo Governo do Amazonas em maio. Na Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) on-line para todo o Amazonas, e na Secretaria de Cultura e Economia Criativa para os moradores de Parintins.

 

Ao todo, 30 vagas foram disponibilizadas por dia, sendo que cada PcD pode levar um acompanhante, se tiver necessidade. Como acompanhante do Guilherme, Claudine percebe que a inclusão promovida pelo Governo do Amazonas ajudou no desempenho do filho, que melhorou sua fala de tanto ouvir as toadas e para cantar junto das apresentações.

“O governo está de parabéns. As vezes que eu consegui participar eu fui superbem tratada, graças a Deus ele veio para cá e voltou hiperfeliz, acabou o festival ele queria ir de novo, então assim meus parabéns para o governador Wilson Lima, parabéns para todos vocês que participam disso, que fazem isso acontecer só tenho elogios e agradecimentos”, garante Claudine.

 

Festa dos Visitantes

 

A tradicional festa que antecede o festival é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Critativa, Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC) e com apoio cultural da Eneva.

 

O evento ocorre a partir das 17h e terá shows das atrações nacionais, Ludmila e Simone Mendes, e das atrações locais Uendel Pinheiro, George Japa, David Assayag, Mickael, Jr Paulain, Rafa Militão e DJ Jorge Neto.


0 comentário

Comments


bottom of page