top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdauto Silva

Parintins 2023: Ipem-AM realiza ações orientativas e de fiscalização em postos de combustíveis e com

Um total de 120 bicos de bombas de combustíveis e 150 balanças foram fiscalizados e verificados pelas equipes do órgão

 

Em três dias de ação, fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) orientaram consumidores e fiscalizaram postos de combustíveis - terrestres e flutuantes - e o comércio em geral no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).

Ao todo, 120 bicos de bombas de postos de combustíveis terrestres e pontões foram fiscalizados. Durante a ação, foi verificado o volume medido pelas bombas e se cada dispositivo da máquina, tais como mangueira, painel e bico estavam em conformidade com as portarias Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Nenhuma irregularidade foi constatada nos estabelecimentos visitados.

Os fiscais realizaram, ainda, a inspeção de 150 balanças em supermercados, feiras e mercadinhos na Ilha Tupinambarana, onde foram verificados se os equipamentos estavam certificados com o selo do Inmetro e se passaram pelas verificações obrigatórias. Todas as balanças verificadas foram aprovadas.

 

O diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho, o foco das ações executadas em Parintins foi orientar consumidores e comerciantes sobre os direitos e deveres nas relações de consumo.

“Por três dias, nossas equipes saíram às ruas de Parintins para orientar, por meio de distribuição de panfletos e verificações in loco, sobre os instrumentos de medição utilizados no comércio, como as bombas de combustíveis, balanças comerciais e também produtos pré-medidos que compõem a cesta básica (arroz, açúcar, farinha, material de higiene e limpeza)”, explicou Renato Marinho, ao comentar sobre a importância de repassar aos consumidores informações quanto à segurança e qualidade dos produtos certificados pelo Inmetro, tais como capacetes, preservativos, extintores de incêndio, materiais elétricos de baixa tensão, dentre outros.

“É importante que o consumidor e o turista, que estão na ilha, se atentem à qualidade dos produtos adquiridos, bem como tenham assegurados que estão pagando por aquilo que, de fato, estão consumindo”, completou.

 

Ouvidoria

 

Consumidores que desconfiarem de possíveis irregularidades devem entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM, no telefone 0800 092 2020, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou pelo site:https://ipem.am.gov.br/ouvidoria/, e pelas redes sociais do órgão: Instagram - @ipem.amoficial; Facebook – Ipem Amazonas e Twitter - @ipemamoficial.

 

0 comentário

Comments


bottom of page