A ação antecipa exames para 60 mulheres e enfatiza a importância do diagnóstico precoce
Em atenção à campanha Outubro Rosa, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realiza, nesta quinta-feira (12/10), um mutirão de mamografias. O objetivo é reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
O mutirão atende a 60 mulheres que iriam realizar o exame ao longo do mês de outubro, segundo a gerente do serviço de Imagenologia da FCecon, Janaína Dias.
“Por conta do Outubro Rosa, estamos antecipando os exames de 60 usuárias que seriam realizados ao longo do mês. A ação é feita para enfatizar a importância do diagnóstico precoce”, disse Janaína Dias.
As pacientes também receberam brindes e lanches durante a iniciativa, incentivando a realização do exame de mamografia anualmente.
Parceria
A ação é realizada em parceria entre a FCecon e a clínica Sensumed. A médica radiologista da FCecon, Sabrina Bianco, idealizadora do mutirão, destaca a importância do exame.
“A mamografia é o padrão ouro de detecção precoce de câncer de mama. O câncer de mama é o mais incidente entre mulheres no Brasil e no mundo e é através da mamografia que você faz essa detecção precoce. Por meio da detecção do câncer, é possível os tratamentos e até a cura completa. Aquela frase continua: mamografia salva vidas”, afirmou Sabrina Bianco.
Exames
A FCecon realiza, em média, 66 mamografias por mês. São exames utilizados na etapa de controle das pacientes, quando se avalia se a doença foi totalmente curada, e na escolha terapêutica do tratamento que ainda será iniciado.
Os exames são realizados em um moderno mamógrafo digital com estereotaxia, adquirido em 2022. De acordo com Janaína Dias, o equipamento proporciona melhoria na qualidade da imagem, permitindo visualizar as lesões com maior precisão.
Comments