O baixo rio Solimões mediu nesta segunda-feira, 17,63 metros, sendo 1,59 metro a menos que o registrado no mesmo período do ano passado. O nível do rio é o menor atingido nos últimos 20 anos na região de Manacapuru.
Dados da Estação de medição do nível do rio em Manacapuru mostram as cotas tingidas nos últimos 13 anos na região, onde em 10 anos o nível para o mesmo período dos anos anteriores ultrapassou a cota de transbordamento, ( 19 metros ) dois ultrapassaram a cota de Alerta ( 18 metros ) e somente 2024 é que a cota ficou na faixa de atenção que é de 17 metros.
Nesta terça-feira o Rio Solimões voltou a subir tingindo a marca de 17,64m, um centímetro a mais que o nível registrado na última sexta-feira.
O baixo nível da água que favorece a agricultura na região de Várzea preocupa moradores de comunidades ribeirinhas, não agora para esse período, o alerta é para o fenômeno seguinte, a estiagem. A expectativa é que o período de seca que se aproxima seja grande, o que pode causar sérios problemas, principalmente para quem mora às margens dos rio, lagos e igarapés.
Órgãos Federais, estaduais e municipais já discutem estratégias para elaboração de medidas e ações que possam minimizar os efeitos da estiagem no estado.
Na segunda-feira o governador do estado Wilson Lima esteve em Brasília para pedir ajuda antecipada para o combate ao fenômeno da estiagem 2024 no Amazonas.
Seca no Alto Solimões
No fim de semana e segunda-feira, 17 de junho, o alto rio Solimões secou quase 1 metro. Nesses 17 dias do mês, o Solimões perdeu 2,42 metros de água.
No último domingo (16/6), o governador também cobrou o Governo Federal durante ligação aos ministros Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos).
“Tudo que tem acontecido com relação à descida dos rios tem nos preocupado. Lá em Tabatinga a gente já enfrenta uma situação de anormalidade indicando que nós teremos uma situação mais severa que a do ano passado. Conversei ontem com o Ministro Silvio Costa, cobrando a questão da dragagem. Há uma possibilidade de começar nos próximos 15 dias’, acrescentou Wilson Lima.
*Segurança*
O apelo do governador sobre ações para o enfrentamento da estiagem ocorreu durante assinatura do contrato entre Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e Banco Nacional de Desenvolvimento Sustentável (BNDES) para destinação de recursos do Fundo Amazônia para operações de fortalecimento do “Plano Amazônia: Segurança e Soberania – AMAS”. A cerimônia contou com a presença do Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva.
コメント