top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdauto Silva

O ‘Paredão’, se torna ferramenta fundamental na elucidação de crimes que envolvem roubos de veículos

São mais de 500 câmeras instaladas em toda a capital


O Cerco Inteligente de Videomonitoramento, o ‘Paredão’, tem se tornado uma das principais ferramentas de auxílio para o sistema de Segurança Pública. Formado por um conjunto de mais de 500 câmeras, instaladas na capital, é capaz de monitorar em tempo real, ações de criminosos. Esses recursos têm auxiliado as polícias Militar (PMAM) e Civil (PC-AM) na elucidação, em menos de 24 horas, de crimes que envolvem veículos.

Foi a partir do Paredão, que faz parte do programa Amazonas Mais Seguro, coordenado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), que a PM e PC conseguiram localizar e prender, em tempo recorde, um grupo suspeito de ter praticado um sequestro e criminosos envolvidos em um latrocínio, na capital. 


O coordenador do Centro Integrado de Análise de Imagem de Segurança Pública (Ciaisp), tenente-coronel Carlos Eduardo, ressaltou que o Paredão auxilia na agilidade durante a abordagem policial. Além disso, tem contribuído para a redução dos crimes de roubo em geral na cidade de Manaus.

“O Cerco tem ajudado as viaturas a localizar com maior precisão e velocidade os veículos com restrição e aqueles que estão cometendo crimes na cidade. Tem contribuído, também, para a redução dos crimes de roubo em geral na cidade de Manaus, principalmente os roubos de veículos, roubos a transeuntes, roubos em estabelecimentos comerciais”, informou.


O delegado de Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), Rodrigo Barreto destacou a relevância do Cerco implantado pelo governo do Estado, e ressaltou a importância do Sistema na recuperação de veículos. “Eu percebo aqui, analisando diariamente que o número de recuperação de veículos é altíssimo. A gente tem dias, em Manaus, que está sem roubo e furto e isso é excelente, graças ao Cerco”, frisou Barreto.

Barreto ressaltou, ainda, que o Paredão, também, tem sido fundamental no auxílio dos trabalhos investigativos tanto das delegacias especializadas, quanto nos das Distritais. Essas informações são fundamentais nas investigações de crimes que envolvem veículos.


“Geralmente, os envolvidos usam veículos de apoio e é onde o Cerco entra com seus analistas para nos ajudarem com as informações em tempo real, por onde o veículo passou, está passando. Eles têm todo um trabalho, que não é só recuperar veículos. Tem um trabalho que é feito de análise, que dá suporte não só para (a delegacia) de Furtos de Veículos, mas outras especializadas. Hoje é uma ferramenta de extrema importância para os órgãos de segurança de polícia judiciária”, afirmou o delegado.   


Localização

Somente em janeiro deste ano, o Cerco Inteligente auxiliou a localização, em tempo real, de mais de 60 veículos, dos quais 32 estavam com restrição de roubo ou furtos. Outros 11 automóveis que estavam sendo utilizados por criminosos, também foram localizados e apreendidos.

Redução 

Em 2022, o número de roubos de veículos apresentou uma redução 41% em Manaus e com ajuda do sistema paredão, 1.186 veículos foram recuperados pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM).


Para o comandante do Policiamento Metropolitano (CPM) da Polícia Militar (PM), o Sistema do Cerco Inteligente de videomonitoramento constitui-se hoje como uma das principais ferramentas disponíveis para auxiliar o policial militar que atua diretamente nas ruas, uma vez que utiliza inteligência Artificial para identificação de veículos envolvidos em crimes.


“No ano de 2022, o sistema auxiliou na identificação de aproximadamente 1000 delitos cometidos em Manaus, dentre eles 15 homicídios, 15 sequestros e mais de 60 veículos clonados, crimes estes elucidados graças à utilização do sistema, impactando diretamente em um aumento na sensação de segurança e diminuição da criminalidade na capital, comprovando assim o sucesso do sistema", enfatizou o comandante. 

0 comentário

Comments


bottom of page