top of page
Buscar
Foto do escritorAdauto Silva

📹 MPU》Sucatas estão na mira da polícia: Aumento de furto de fios pode estar ligado à receptação


Os constantes furtos de fios de redes eletricas são motivos de inúmeros boletins de ocorrência e prejuízos para a sociedade Manacapuruense.



Virou rotina os furtos, uma vez que quando ocorrem os assaltantes voltam a furtar a mesma rede elétrica inúmeras vezes, isso ocorre supostamente pela fato de que a rede életrica fica exposta, facilitando o acesso dos ladrões e pela facilidade de vender o produto roubado.



Cansados de inumeros prejuízos usuários, chegam a informar que estão colocando armadilhas para flagrar os assaltos, relatos que dão indícios que a qualquer momento um desses assaltantes pode amanhecer mais enrolados que os fios que eles roubam.



O Aumento de furtos da fiação elétrica pode estar ligado à receptação dos metais. Os assaltantes sabem que tem comprador certo para o fio de cobre ou outro metal adquirido por furto, e ao contrário de outros produtos oriundos de assaltos em que eles vendem nas chamadas bocas de fumo e recebem valores irrisórios pelos produtos, na venda do metal o pagamento é efetuado no valor comercial que varia hoje entre R$ 5 a 7 reais o quilo, apesar de configurar crime de receptação.



O que diz a lei

Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro, de boa-fé, a adquira, receba ou oculte: Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.



Outro relato de pessoas que tiveram prejuízos com os furtos de fios da rede elétrica é de que a maioria das vítimas já não mais registra o Boletim de Ocorrência-BO.



"Já não vou mais na delegacia não, nem adianta, é difícil prender e uma vez que um foi identificado e preso, antes de eu refazer a ligação ele já tinha sido solto. Roubam todo dia e ainda são réus primários e segundo a justiçawue solta, esses assaltantes não oferecem risco a população, nessa interpretação da justiça eu já tive que refazer a rede elétrica três vezes", relatou uma vítima dos assaltantes de fios.



Uma exemplo de vítima dos constantes furtos é o Clube dos 20, localizado no km 07 da estrada AM 352, no último trimestre o local já teve a fiação da bomba d'água furtado três vezes. Para conter os furto, o clube já instalou iluminação, câmeras de segurança, e um assaltante já foi identificado e está na mira da segurança do local.



O problema é que nem todos usuários que estão no prejuízo tem condições de tomar todas essas medidas, para conseguir evitar os furtos.


Em uma postagem recente nas redes sociais, o relato de furtos da fiação das bombas d'água de frente ao bairro Manacá. Fato que leva prejuízos e causa transtornos para centenas de famílias.



Órgãos públicos também não são dispensados pelos assaltantes, inúmeros furtos de fios de bombas d'água já foram registrados e órgãos como escolas e postos de saúde já tiveram suas fiações furtadas.


Frente a tal problemas a polícia foca agora em um dos principais motivadores dessa prática criminosa e que configura outro crime, a receptacao do produto. Os receptadores, aqueles que adquirem os metais furtados, são alvos de investigações.



Sucatas estão na mira da polícia: Aumento de furto de fios pode estar ligado à receptação

0 comentário

Comentarios


bottom of page