Buscar
  • Adauto Silva

Manacapuru foi selecionado pelo MS e participar de pesquisa de prevalência de infecção por covid-19

PESQUISA VAI AVALIAR PREVALÊNCIA DE COVID-19 EM MORADORES DE MANACAPURU



Manacapuru foi uma das cidades selecionadas pelo Ministério da Saúde para participar da Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil ((PrevCov), um estudo nacional em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para estimar o p Ó02,,3 2 predomínio da infecção pelo novo coronavírus nas principais cidades do país. A pesquisa já está em andamento e vai até o dia 30 de setembro.


“Esse estudo pode trazer um panorama mais real da pandemia. Hoje nós só sabemos se a pessoa teve covid-19 se ela procurar um serviço de saúde, mas aquelas pessoas que tiveram sintomas leves e acabaram não fazendo exame acabam não sendo contabilizadas”, explicou o secretário municipal da Saúde, Rodrigo Balbi.



Por meio de uma pesquisa no método soroepidemiológico, a PreCov deverá coletar amostras de sangue de moradores de Manacapuru para realização de análise sorológica, para verificar se já foram infectados ou não pela Covid-19.



A seleção dessas pessoas foi realizada pelo sistema eletrônico de estatística do Ministério da Saúde que selecionou previamente cerca 436 imóveis da cidade. Deverão ser coletadas amostras de todos os moradores das residências sorteadas, independentemente da idade.



Os moradores devem ficar atentos à identificação dos pesquisadores, eles estarão uniformizados com camiseta com a logo da pesquisa, PrevCov, além de crachá de identificação. Vale ressaltar que os mesmos estarão acompanhados do agente de saúde de sua área.


Em caso de dúvidas ligue para o (92) 99105-0101



0 comentário