Buscar
  • Adauto Silva

Manacapuru é destaque do ensino Fundamental na avaliação do IDEB, divulgado pelo MEC nesta sexta



O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Nacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC), divulgou nesta sexta-feira os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb).


Em âmbito nacional, o Ideb registrou nota 5,8 nos anos iniciais do ensino fundamental, de 5,9 antes da pandemia. O índice varia na escala de 0 a 10.


Manacapuru é Destaque do IDEB no Ensino Fundamental

Um trabalho em conjunto que teve efeito positivo mostrando que valeu a pena o desempenho de gestores, professores, alunos, pais e responsáveis. A educação estadual em Manacapuru, que bem como as demais, viveu em 2020 e 2021 a pandemia que paralisou e posteriormente mudou a forma de ensino de presencial para remoto e teve resultado positivo na avaliação do IDEB-Índice de desenvolvimento da Educação Básica, realizado no ano passado.


O município que já se destaca a nível estadual com algumas escolas com índices entre as melhores do Amazonas e crescente melhoria nas notas das demais, este IDEB mostrou que além de manter o nível da qualidade do ensino no período da pandemia, no geral, conseguiu ter cerca de 25% de suas escolas com índices superior ao nacional no fundamental I e II.


Em âmbito nacional, o Ideb registrou nota 5,8 nos anos iniciais do ensino fundamental, de 5,9 antes da pandemia, e a nota do ensino médio foi de 4,2, a mesma de antes da pandemia.


Notas Ideb. 2021

Escolas Destaques


Séries Inicias 1° ao 5° anos

CMPM IX 7,1

Carlos Pinho 6,4

Leopoldo Neves 6,1

Regina Fernandes 5,8

CET W. Regis 5,7


Séries Finais 6ª ao 9° anos

José Kaliu. 6,4

CMPM IX 5,8

Calos Pinho. 5,7

José Mota. 4,7

Regina Fernande 4,7


O coordenador das escolas estaduais de Manacapuru Messias Furtado, destacou o desempenho das escolas que participaram da avaliação.


"A educação há muito tempo, sempre foi um grande desafio e, não diferente, mas com o desastre vivido no momento pandêmico, algo nunca visto por nossa geração foi ainda mais desafiador. A despeito de tudo isso, a Secretaria de Educação do Estado do Amazonas conseguiu por meios estratégicos fazer com que o processo educativo acontecesse, mas para isso, foi necessário que na ponta estivessem profissionais, pais e alunos empenhados em buscar caminhos para a

Construção do saber.

As escolas Estaduais de Manacapuru estão de parabéns, os resultados referentes a 2021 no estado mostram que a rede ultrapassou as metas definidas para o Ideb do ensino fundamental anos iniciais e finais!

Ainda temos um longo caminho a percorrer, precisamos trabalhar para que os alunos recuperem e tenham ainda melhores desempenhos!"


As escolas Estaduais de ensino Médio também mantiveram o índice de crescimento que já vinham apresentado antes da pandemia, mostrando que a pesar das dificuldades o nível da aprendizagem se manteve.


Em âmbito nacional, o Ideb registrou nota 5,8 nos anos iniciais do ensino fundamental, de 5,9 antes da pandemia. O índice varia na escala de 0 a 10.


Nos anos finais do ensino fundamental, a nota subiu para 5,1 na avaliação de 2021, de 4,9 em 2019, antes da pandemia.

Também em âmbito nacional, a nota do ensino médio foi de 4,2 em 2021, a mesma de antes da pandemia.

0 comentário