top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdauto Silva

Mais de 200 produtores rurais são capacitados durante a 2ª Feira Agropecuária de São Sebastião

Cursos estão inseridos no Programa Agro Amazonas que visa diversificar a matriz econômica e interiorizar o desenvolvimento econômico

 

Marcando a abertura da 2ª Feira Agropecuária de São Sebastião do Uatumã (ExpoUatumã), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em conjunto com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), qualificou mais de 200 produtores rurais do município (a 247 quilômetros de Manaus).



A capacitação encerrou, nesta quinta-feira (03/08), com duração de dois dias seguidos, realizado no Parque de Exposição João Barreto. No local, foram ministrados cursos voltados a Meliponicultura Focado em Manejo e Transferência de Caixas de Abelhas; Técnicas de Produção de Silagem, Inseticidas Naturais, Introdução à Pesca Esportiva, e Boas Práticas na Piscicultura.



A coordenadora de projetos da Sepror, Elizabeth Castro, afirma que a realização dos cursos abordados voltados aos temas como agroecologia, insumos para a pecuária, pesca e piscicultura, foram inéditos no município, visando o desenvolvimento do setor primário de forma sustentável na região. 


“Somente no primeiro dia, foi mostrado como produzir o mel, e depois comercializá-lo, além da degustação. Outro curso importante ministrado foi para ensinar o produtor a produzir sua silagem, para que sirva de alimento para a pecuária bovina, diminuindo os gastos na produção. Ambos os cursos são novidades no município”, ressalta Elizabeth.


De acordo com o agricultor familiar Dário Carvalho, que participou do curso de técnicas de produção de silagem, com as informações repassadas durante a capacitação, ele pretende desenvolver sua pequena produção.



“Estou muito satisfeito com o curso. Recebo assistência técnica do Idam, e essas capacitações realizadas pela Sepror, vieram somente para acrescentar, espero que essas iniciativas continuem sempre”, fala Dário. 


Para incentivar o turismo voltado à pesca em São Sebastião do Uatumã, que também está em ascensão, o curso de Introdução à Pesca Esportiva, ministrado pelo engenheiro de pesca e coordenador de projetos do Idam, Flávio Rubem, é uma alternativa para os piloteiros e pescadores que buscam desenvolver a atividade de forma sustentável, que consequentemente, vai gerar mais renda aos alunos capacitados.


“Existem os rios Uatumã e Maripá no município, com a presença do tucunaré. No rio Uatumã também possui 11 pousadas voltadas à pesca esportiva, que praticam a atividade na época de agosto a março todos os anos. A ideia é que nós possamos capitanear novos adeptos para essa prática de forma sustentável, incentivando o turismo na região”, finaliza Flávio.



Os cursos fazem parte do Programa Agro Amazonas, do Governo do Estado, onde estão inseridos o cronograma de capacitações em eventos, feiras e exposições agropecuárias realizadas no interior, e na capital, Manaus.


Os cursos foram coordenados pelo Departamento Pedagógico (Depe) da Sepror, em conjunto com o Idam, por meio da Gerência de Capacitação e Metodologia de Ater (Gecam), Gerência de Apoio à Aquicultura e Pesca (Geape), e a Gerência de Apoio à Agroecologia e Produção Orgânica (Geapo).

0 comentário

Comments


bottom of page