Buscar
  • Adauto Silva

ATENDIMENTO MÉDICO DE QUALIDADE É PRESTADO AOS COMUNITÁRIOS DO ROSARINHO, NO RIO MANACAPURU

Unidade básica de saúde flutuante que é da cidade de Manacapuru, com apoio de projeto da Coreia do Sul com o Brasil, assinado pelos presidentes do Brasil e da Coreia do Sul, realiza pela primeira vez atendimento médico à comunidade rural do município.

O barco que tem o funcionamento financiador pelo governo da Corea do Sul, recebeu equipamentos médicos avançados, e está preparado para prestar atendimento na área de saúde da mulher, consultório dentário, raio-x, ultrassom, entre outros equipamentos.

O professor Eduardo, paulista que acompanha a equipe de saúde Coreana, fez um relato do trabalho que é desenvolvido pelo projeto. "Somos de uma Universidade Paulista que fez essa ponte com a Coreia do Sul para trazer esse projeto para Manaus, então nenhum de nós é daqui da região do Amazonas, somos de fora, porém nós conseguimos trazer esse projeto para Manaus e especialmente para Manacapuru, este barco vai visitar diversas comunidades assim como a Nossa Senhora do Rosário. Ele vai dar um atendimento diferenciado de qualquer barco como esse que existe no Brasil, é o primeiro e único do Brasil com esse nível de atendimento, então tem saúde da mulher, consultório dentário, parte de raio-x, para quando a pessoa quebra um braço uma perna, tem a parte de ultrassom, tem uma série de equipamentos médicos que não tem outro igual no Brasil instalado", relatou.

Já o Professor coreano comentou que já visitou o Brasil nove vezes e sempre teve a expectativa de conhecer uma sala de aula como a da escola Rosarinho. "hoje graças a professora Joristelma, realizei essa vontade, estou muito feliz e agradecido com a oportunidade. Hoje é a primeira vez que este barco do projeto começou a atender pessoas, é a primeira vez que atende com essa tecnologia, aqui próximo à escola Rosarinho".

Nesta quarta-feira o prefeito Beto Dangelo visitou a comunidade e acompanhou o atendimento aos ribeirinhos que é prestado em parceria com a prefeitura. Beto destacou a ação de saúde e falou sobre a unidade Básica de saúde fluvial "Hoje estive na comunidade do Rosarinho junto com a equipe da SEMSA, grupo de investidores, professores e representantes do Governo da Coreia do Sul, acompanhando os atendimentos de saúde e testes dos sistemas realizados durante uma das viagens experimentais da Unidade Básica de Saúde Fluvial, que está recebendo um grande investimento por meio de uma parceria firmada ainda em 2017 pela nossa gestão com o governo sul coreano. A UBS Fluvial está passando por todas as adequações e recebendo equipamentos modernos com a tecnologia sul coreana e inédita em nosso país, para assim otimizar e agilizar os atendimentos aos moradores das comunidades ribeirinhas. Vale ressaltar que Manacapuru é a única cidade do Brasil a receber este tipo de investimento e terá a Unidade Básica de Saúde Fluvial mais moderna de todo o território nacional.

0 comentário