Buscar
  • Adauto Silva

IPAT passa por revista para garantir a calma no presídio durante as comemorações de fim de ano



A Polícia Militar do Amazonas/Comando de Policiamento Especializado através da ROCAM realizou na manhã desta sexta-feira, 17, revista prisional na Unidade Prisional IPAT (Instituto Penal Antônio Trindade).


A SEAP-Secretaria de Administração Penitenciária ainda não divulgou o resultado da revista.


Por outro lado a SEAP preparou com os internos atrações Natalinas para familiares dos reeducandos das Unidades Prisionais do Amazonas


Ações fortalecem os laços afetivos entre os familiares


A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) preparou uma série de atrações natalinas para os familiares de internos das unidades prisionais do Amazonas que visitam seus entes pelos próximos dias. As atividades são coordenadas pelo Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc) e têm como objetivo estreitar laços e cultivar valores humanos entre todos os envolvidos.


Com a parceria das empresas terceirizadas RH Multi, New Life e Reviver, as ações vêm sendo realizadas nas penitenciárias que ficam localizadas no ramal do Km 08 da BR-174 (Manaus-Boa Vista) e também nas unidades prisionais do interior do Amazonas. Os próprios internos participam das atrações elaboradas.

Nesta semana, os familiares das reeducandas do Centro de Detenção Feminino (CDF), foram surpreendidos com apresentação de um coral e entrega de lembranças, que continham entre outros itens um cartão personalizado com uma foto sua na companhia de seu ente. A presença do Papai Noel complementou o cenário natalino.


Na ocasião, a reeducanda do CDF, Paula (nome fictício) que fez parte do coral, agradeceu a ação desenvolvida pela secretaria em parceria com as empresas e revelou a alegria que sentiu ao participar desse momento especial.

“Esse dia foi especial para mim, minha mãe ficou emocionada me vendo cantar, ela não segurou a emoção. Espero que continuem nos incentivando e proporcionando momentos como estes”, comentou.


No Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), além da apresentação do coral natalino formado por 11 detentos, houve ainda a entrega de brinquedos para as crianças. Já na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), ocorreu apresentações musicais e teatrais, com direito a distribuição de lanches para os familiares no final das atividades.

Além disso, nesta sexta-feira (17/12), iniciou a programação no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), com apresentação da banda Revitalizar, composta por internos da unidade, onde cantaram músicas que abordam esperança e amor para os familiares presentes. E, na penúltima quinta-feira do mês (23/12), ocorrerá um culto ecumênico para celebrar o Natal, e propor um momento de reflexão sobre o significado desta data.

A programação conta com a distribuição de brinquedos às crianças, personagem do Papai Noel, um cantinho para a foto, recepção à família com a banda Reviver e entrega de lembranças para os familiares.

Para o secretário titular da Seap, tenente-coronel Paulo Cesar Gomes, essas atividades natalinas proporcionam aos detentos, momentos de alegria, pois o Natal é uma data especial para celebrar o nascimento de Jesus, a família, o amor ao próximo, o perdão e a esperança de uma vida melhor.

“Essas ações nas unidades contribuem para sensibilizar os reeducandos sobre esses fatores, e por isso a participação de seus familiares nestas atividades, pois a família é o pilar fundamental no processo de reintegração social dos internos”, enfatizou.

0 comentário