top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdauto Silva

Governo participa de audiência pública sobre retomada do projeto Manta-Manaus

Sistema multimodal pode fortalecer as exportações dos produtos do Amazonas


O Governo do Amazonas participou de uma audiência pública com autoridades brasileiras e equatorianas para discutir a retomada do Projeto Multimodal Manta-Manaus. O debate foi realizado nesta segunda-feira (10/4), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O projeto visa unir as cidades de Manta, no Equador, e Manaus, no Brasil, por meio de uma rota que combina o transporte marítimo, ferroviário e rodoviário.

Representando o governador Wilson Lima na audiência, o secretário executivo de Mineração, Energia, Petróleo e Gás (Semep), Marco Villela, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), destacou que para as comunidades locais envolvidas no trecho, a iniciativa pode trazer benefícios econômicos e sociais, como a geração de empregos e o aumento da circulação externa de mercadorias na região.

“Achamos importante a participação do Governo do Estado nessa discussão, pois é mais uma via que vai propiciar a exportação de produtos do Amazonas, principalmente do nosso polo industrial, para o mercado Asiático com custo e tempo reduzidos, por isso estamos aqui para cumprir a determinação do governador Wilson Lima que é de buscarmos alternativas para que a nossa economia seja fortalecida”, destacou Villela.


Autor da audiência pública, o deputado estadual Sinésio Campos, disse que com a execução do Projeto Manta-Manaus o transporte de cargas oriundas da Ásia chegaria até o porto de Manta, depois seguiriam de estrada rodoviária até a cidade equatoriana de Providência, de lá até Letícia na Colômbia e por fim, Tabatinga, no Amazonas. Dessa forma, o custo de transporte seria diminuído e o tempo encurtado em 25 dias. 

“O projeto é uma parceria entre os governos do Equador e do Brasil, além de contar com o apoio de empresas privadas dos dois países. O objetivo é utilizar a hidrovia Amazônica como principal via de transporte, conectando o Porto de Manta, no Oceano Pacífico, até a cidade de Manaus, na região central da Amazônia brasileira”, explicou o deputado. 


0 comentário

Comments


bottom of page