top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdauto Silva

Governo do Amazonas inaugura estação de tratamento de água para atender 25 mil pessoas de comunidade

O sistema móvel faz parte do programa Água Boa, que amplia oferta de água potável


O governador Wilson Lima entregou, no sábado (11/11), uma Estação de Tratamento de Água Móvel (Etam), do programa Água Boa, para atender comunidades ribeirinhas afetadas pela estiagem no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). A entrega da estação faz parte da Operação Estiagem 2023.



A estação tem capacidade de armazenamento de 30 mil litros de água por dia e funciona instalada em uma balsa equipada para coletar a água e realizar imediatamente o tratamento, fornecendo água de qualidade para os moradores.



Entre as comunidades beneficiadas com o programa Água Boa, em Parintins, estão Boa Vista Cristo Rei, São José do Itaboraí, Imaculada Conceição, Menino Deus, São Vicente e outras situadas nas adjacências.



“Nós estamos colocando uma unidade, que é um purificador de água dentro de uma embarcação, que vai ficar em pontos estratégicos. É itinerante, onde as comunidades próximas podem ir lá com o seu galão e pegar água potável pronta para beber”, destacou o governador Wilson Lima.



Para o secretário executivo da Defesa Civil, coronel Francisco Máximo, a Estação de Tratamento de Água Móvel entregue, neste sábado, tem o objetivo de facilitar a rotina de moradores da região, que enfrentavam dificuldades para conseguir acesso a água potável.



“A Etam que está vindo para cá tem uma capacidade de fornecer 30 mil litros de água por dia, beneficiando cerca de 25 mil pessoas”, disse Francisco Máximo.



Nas comunidades mais distantes, a inauguração da Estação de Tratamento de Água Móvel foi comemorada. Eliane Silva, 38, é moradora da Menino Deus e levava duas horas andando para conseguir água tratada.


“Fica difícil para a gente vir buscar água tratada aqui. Com a entrega que o governador está fazendo vai melhorar muito. O ‘Água Boa’ vai vir na porta da minha casa”, disse a moradora Eliane Silva, moradora da comunidade Menino Deus.


Projeto Água Boa

Idealizado e implementado na gestão do governador Wilson Lima, a partir de 2019, o projeto Água Boa conta com unidades implantadas pela Defesa Civil do Amazonas e  Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama).


Atualmente, a Defesa Civil contabiliza, aproximadamente, 400 purificadores instalados em 52 municípios do estado.


Por parte da Cosama, atualmente há 33 Sistemas do Água Boa em 31 comunidades em 14 municípios. A estrutura dos sistemas possui duas caixas d'água com purificadores por onde é feito o processo de tratamento da água após ser captada dos rios, com capacidade de atender até 1.000 famílias por dia.

0 comentário

Comments


bottom of page