top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdauto Silva

Governo do Amazonas fortalece comunidades agrícolas do interior de Manacapuru

A ação beneficiou 160 agricultores de várias localidades

 

O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), realizou na manhã de quarta-feira (10/05), mais uma ação de fomento à Agricultura Familiar, no município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus).

O trabalho, que vem sendo realizado desde de 2022, leva até as famílias a oportunidade de aprendizado, por meio de cursos e palestras, e cadastramento para regularização documental, individual e coletiva, permitindo que as mesmas tenham acesso às políticas públicas.

Na capacitação do dia, assuntos como “Boas práticas na cultura da Banana” foram abordados.  Além disso, foram feitas as entregas de 50 kits de banana dos tipos Prata e Pacovã, 160 Cartões do Produtor Primário, para agricultores e pescadores artesanais, e uma Licença Ambiental Única (Lau), a uma movelaria. 

 

“O trabalho continuado é que tem dado a todos os assistidos do Idam a sensação de segurança necessária para que eles desenvolvam seus plantios. Levamos a eles conhecimentos teóricos e acompanhamos a aplicação na prática. Estamos em constante evolução e eles nos ajudam nessa busca pelos melhores resultados”, justifica Amarildo Gama, gerente da Unidade Local do Idam em Manacapuru.

 

Para os produtores que pretendem investir tempo e recursos para produção de banana, algumas especificidades já consolidadas foram enfatizadas, afim de evitar problemas após a plantação, como área de plantio, tratos culturais, espancamento, abertura de covas e adubação.

Antônia Silva é presidente da comunidade Nossa Senhora do Carmo da Vila do Jacaré. Ela participou de todas as atividades e agradece o acompanhamento ao IDAM, pelo acompanhamento cotidiano. 

 

“Estamos honrados em receber as instruções, em ter os técnicos por perto e também as mudas e as carteirinhas. Tudo isso vai ajudar muito cada uma das famílias e a nossa comunidade. Muita grata ao governador, ao vereador e ao Idam”, disse Antônia.

 

As comunidades atendidas especificamente nessa atividade foram: Nossa senhora do Carmo-Vila do Jacaré, Cristo Rei, Cristo Ressuscitado,  Canabuoca II e Canabuoca III (todas na margem direita do rio Solimões), Divino Espírito Santo (Lago do Cururu), São Lázaro de Jaitêua de Cima, Bom Pastor de Jaitêua do Meio (rio Manacapuru).

“Só temos a agradecer todos os investimentos feitos pelo Governo do Amazonas. Realmente, nos sentimos contemplados e temos a certeza que estamos na direção certa”, finalizou Oziel Souza, agricultor da região Jaitêua do Meio.

0 comentário

Comments


bottom of page