top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdauto Silva

Governo do Amazonas beneficia pescadores com kits de proteção solar

Kits contêm camisa de proteção UV, protetor solar e chapéu de palha e vão auxiliar pescadores no período do verão amazônico 

 

Com o objetivo de amenizar o impacto das altas temperaturas durante o verão amazônico para os pescadores, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), entregou 1.100 kits de proteção solar para as associações de pescadores do estado. Entrega dos kits, que contêm camisa de proteção UV, protetor solar e chapéu de palha, faz parte do programa 'Atualiza Pescador', voltado para o cuidado da saúde desse grupo. 



Até o momento, 19 municípios foram beneficiados pela entrega: Anamã, Apuí, Benjamin Constant, Caapiranga, Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Coari, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Japurá, Manaquiri, Manaus, Maraã, Nhamundá, Novo Airão, Rio Preto da Eva, Silves e Tapauá.  



No Amazonas, 140 mil pescadores vivem diretamente da atividade pesqueira e cerca de 200 mil pessoas estão envolvidas no sistema produtivo da pesca e subprodutos, segundo o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam). 



Em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), um dos municípios afetados pela estiagem, a atividade pesqueira continua. O chefe de departamento de Pesca e Aquicultura da Sepror, Márcio Pinheiro, destacou que para a execução do trabalho ser realizada de maneira eficiente é preciso trabalhar em conjunto com os pescadores e suas associações em todo o estado.  



“A pesca é uma atividade que representa muito para o nosso estado. Cerca de 270 mil toneladas de peixe saem todo ano aqui do Amazonas. Acreditamos que o nosso dever é se aproximar mais do pescador e conhecer a realidade dele. A partir disso, realizamos políticas públicas que possam atendê-los”, disse Márcio Pinheiro. 



Aos 44 anos, Oziel de Oliveira, lida diariamente com as dificuldades que chegaram junto com o verão amazônico. As altas temperaturas alertam para a necessidade de se proteger. Antes de receber o kit ‘Atualiza Pescador’, ele saía para pescar com uma lona cobrindo o barco.  



“Não é nada fácil, mas precisamos enfrentar isso no dia a dia. Saímos de madrugada e só chegamos tarde da noite. O kit agora vai ajudar. Antes, a gente levava uma lona ou ficava se molhando no rio”, disse o pescador.  


José Silva, de 44 anos, faz parte da mesma associação de pescadores do Oziel. Para ele, a rotina de trabalho vai ser diferente daqui para frente com a entrega dos kits.  


“O governador está olhando por nós. Agradeço muito por ele olhar e conhecer os nossos problemas, ainda mais com essa seca grande que estamos passando. Para pescar vai ser melhor agora com os kits”, comemorou o pescador.  


Investimentos  

Em julho deste ano, o Governo do Amazonas, por meio da Sepror, anunciou investimento de aproximadamente R$ 8,5 milhões para municípios que possuem potencial na atividade de pesca do estado. Os recursos serão utilizados para estruturar as fábricas de gelo com câmeras frigoríficas que funcionam com energia solar.


No balanço de 2022, mais de R$ 2,4 milhões foram investidos nos segmentos de pesca e aquicultura, beneficiando 4.752 pescadores.  

0 comentário

Comentarios


bottom of page