Buscar
  • Adauto Silva

FVS/MPU faz demonstrativo do número de óbitos nos 16 meses de pandemia da covid-19

COMPARATIVO DO NÚMERO DE ÓBITOS EM DECORRÊNCIA DA COVID-19 DO ANO DE 2020 ATÉ O MÊS DE JUNHO DESTE ANO



A Vigilância Epidemiológica do Município divulgou nesta quarta-feira (07) um gráfico que mostra os números de óbitos em decorrência da Covid-19 desde o início da pandemia em 2020 até o mês de junho deste ano no município.



Manacapuru que até o final do mês de junho apresentava o total de 382 óbitos, já ultrapassa o número de falecimentos em relação ao ano passado chegando a registrar em seis meses 199 óbitos contra 183 ocorridos no ano passado.



Segundo a Coordenadora da Vigilância Glauciane Marinho muitos óbitos que aparecem em determinados meses foram óbitos retroativos, ou seja, só foram contabilizados após a investigação “muitos óbitos ocorrem de forma muito rápida onde são feitos procedimentos iniciais que dão início a uma investigação, seja por testes, histórico e outros e só são confirmados após os resultados desses levantamentos vindo a fazer parte dos dados oficiais um a dois meses depois da ocorrência ” Explicou.



A Coordenador fala também sobre a 2ª onda da Pandemia que veio mais forte e agressiva, atingindo novas faixas etárias inclusive pessoas mais jovens entre 30 a 40 anos. “Na 1ª onda, o cenário foi diferente, a Covid-19 atingia principalmente aos idosos e pessoas com comorbidades, nesse segundo momento, a doença começou a atingir pessoas mais jovens inclusive pessoas sem comorbidades. E embora o poder público tenha tentado fazer seu trabalho, intensificando a prevenção, a circulação de pessoas e a obrigatoriedade do uso da máscara, bem como a fiscalização nos comércios, casas noturnas e bares, se não houver colaboração da população vamos ter mais reflexos como esse ocorrido nesse primeiro semestre” disse.



No mês de junho o município registrou o total de 30 óbitos e até o dia de hoje (07) ocorreram mais 03, totalizando 385 falecimentos em decorrência da covid-19.



“Fica o alerta a toda população manacapuruense, embora a vacina contra covid-19 já esteja disponível e a pessoa já tenha tomado as duas doses, as medidas de prevenção devem ser mantidas por todos. Por isso, continuem fazendo o uso da máscara, do álcool em gel, distanciamento social, aliás, a vacina não torna ninguém imune a doença e qualquer pessoa pode se contaminar. E mesmo vacinado a pessoa pode transmitir a covid-19 para quem ainda não recebeu a dose, então não relaxem e nos ajudem nessa luta que é de todos nós” finalizou a Coordenadora.


Prefeitura de Manacapuru

Prefeito Beto D'Angelo

Vice Prefeita Valcileia Maciel

Secretário de Saúde Rodrigo Balbi

0 comentário