top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdauto Silva

Forte temporal destruiu casas, escolas, árvores e leva medo e pânico à população da cidade de Juruá


Um forte temporal atingiu nesta sexta-feira (08/09) a cidade de Juruá, no Rio Juruá. Segundo a Defesa Civil do Município a ventania atingiu a cidade deixando mais de 100 casas destelhandas, árvores arrancadas, entre outros prejuizos, levando o caos e o medo à população da cidade.



O centro da cidade e os bairros de São Francisco, Tancredo Neves 1 e 2, e o bairro Nova esesperança e comunidades rurais foram os mais afetados pelo temporal




Relatos de moradores dão conta de que, além da destruição de dezenas de casas e prédios públicos, deixou várias pessoas feridas com pequenas escoriações pelo corpo.




Além dos fortes ventos a cidade sofreu com chuva de granizo.



A Defesa Civil do Estado do Amazonas informou por meio de nota, que está acompanhando o caso e que equipes da Defesa Civil local estão atuando na avaliação dos danos e no auxílio às famílias afetadas.



NOTA OFICIAL DEFESA CIVIL DO AMAZONAS

 

A Defesa Civil do Estado do Amazonas comunica que na tarde de hoje, (8), a cidade de Juruá, foi atingida por um forte temporal acompanhado por ventos intensos, causando diversos danos materiais.

O evento climático resultou no destelhamento de várias residências e também do centro cultural da cidade, ocasionando prejuízos significativos à infraestrutura local. Neste momento, equipes da Defesa Civil local estão atuando na avaliação dos danos e no auxílio às famílias afetadas.



Ainda não há relatos de vítimas fatais devido a esse desastre natural. No entanto, recomenda-se que a população permaneça em alerta e evite áreas de risco, mantendo-se informada por meio dos canais oficiais de comunicação da Defesa Civil e das autoridades locais.



O prefeito do município tambem emitiu nota


Hoje, por volta das 16 horas, nossa cidade foi atingida por uma forte tempestade de vento que atingiu dezenas de residências em nosso município, destelhando dezenas de casas, comércios, derrubando árvores e, como já sabemos, atingindo várias escolas na zona rural.



Apesar da tempestade só ter durado alguns minutos, os ventos chegaram a cerca de 100 km/h. Por conta disso grande parte da cidade ficou sem luz elétrica e aproximadamente 80 casas foram atingidas, mas, mesmo com os estragos causados, não foi registrada nenhuma morte e nenhum morador ficou ferido.


Quero informar a todos os juruaenses que estamos fazendo uma força-tarefa para avaliar danos, e junto à Defesa Civil e o Centro de Referência de Assistência Social iniciaremos o levantamento dos casos para saber quais primeiras providencias deverão ser tomadas.


Como medida emergencial, amanhã será publicado, por meio de Decreto Municipal, situação de calamidade públicada na cidade.



Informo que, por mais que algumas ações já estejam sendo realizadas, a oficialização por decreto irá facilitar que os recursos necessários cheguem até ao município, para que possam atender à população e fazer os reajustes públicos.



Já estou em contato com o governo do estado do Amazonas, e todo o staff da defesa civil estadual para comunicar de nosso infortúnio e asseguro que logo tudo voltará à normalidade com a reparação dos danos causados.

Estamos juntos!

Dr. Júnior

Prefeito de Juruá

0 comentário

Comments


bottom of page