Buscar
  • Adauto Silva

Festa do Divino Espírito Santo, tradição religiosa que volta com força total em Novo Airão neste ano

Uma tradição de fé que se mantém há décadas revigorando a devoção dos devotos do Divino Espírito Santo, em Novo Airão.



Depois de dois anos com as atividades do festejo paralisadas por causa da Pandemia, este ano fiéis católicos da Igreja de Santo Ângelo, voltaram a comemorar e realizar as atividades religiosas e tradicionais da festa.






O evento que começou na quinta-feira, 02/05 com a levantação dos mastros, teve na tarde e noite deste sábado seu momento alto. Hoje foi realizada procissão do Divino, momento em que os fiéis caminham em oração levando a imagem do Divino às casas dos festeiros e devotos.





A procissão após caminhar por diversas áreas da cidade seguiu até o porto onde é realizada a procissão fluvial. Em uma grande canoa um grupo de fiéis faz um percurso no rio Negro, em frente à cidade.



Momento de Luz


Um dos momentos mais esperados da procissão são as pequenas canoas de velas acessas que são soltas no rio e seguem na corredeira passando em frente à cidade.


Depois toda comitiva de festeiros participa da santa missa e em seguida é distribuído o nescau com bolacha e pé de moleque aos que acompanham a imagem do Divino até a casa da festa.


Neste domingo, após as celebrações é feito o sorteio para escolher os novos festeiros de 2023 e em seguida é servido o almoço aos inocentes, onde dezenas de pratos de comida são servidos para a comunidade.


Na segunda-feira será feita a derrubação dos 18 mastros levantados pelos festeiros.






0 comentário