top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdauto Silva

Fapeam disponibiliza Portfólio de Investimentos e Resultados de Pesquisas em formato digital

O documento reafirma a importância dos investimentos públicos do Governo do Estado em CT&I

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) disponibiliza à população em geral o “Portfólio: Investimentos e Resultados de Pesquisas do Amazonas”. O documento traz 50 projetos que representam um recorte do amplo número de pesquisas finalizadas no período de 2020 a 2022. O acervo está disponível no site da instituição em www.fapeam.am.gov.br


O Portfólio, lançado no fim de janeiro, pelo governador Wilson Lima, nasceu do compromisso da Fapeam de popularizar e difundir resultados de projetos de pesquisas científicas – básicas e aplicadas, tecnológicas e inovadoras, fomentadas com recursos públicos dos tesouros estadual e federal.

A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, destaca que o documento reafirma a importância dos investimentos públicos do Governo do Estado que, desde 2019, reposicionou a Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) como áreas estruturantes, estratégicas e prioritárias para o desenvolvimento social, ambiental e econômico do Amazonas.

“Acreditamos que o Portfólio seja uma ferramenta de diálogo com a sociedade, especialmente para democratizar o acesso a informações e gerar a produção de outros estudos que contribuam para a descoberta de soluções aos problemas que afligem a sociedade”, frisou Márcia Perales.

Investimento

Entre 2019 e 2022 foi registrado o maior investimento em quatro anos, feito na Fapeam, pelo Governo Estadual. Um total de R$ 409 milhões foram distribuídos entre 89 programas, editais, resoluções e chamadas públicas que apoiaram, ao todo 6.070 pesquisadores e mais de dez mil projetos.

O Portfólio contém 127 páginas e apresenta informações sobre 50 projetos de pesquisas nas áreas de Ciência Biológicas, Saúde, Exatas, da Terra e Engenharias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, amparadas por diversos programas executados pela Fapeam como: Programa de Apoio à Pesquisa – Universal Amazonas, Programa de Apoio à Interiorização em Pesquisa e Inovação Tecnológica no Amazonas (Painter), Programa de Apoio Estratégico ao Desenvolvimento Econômico – Ambiental do Estado do Amazonas – Amazonas Estratégico; Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde – PPSUS, Programa de Apoio à Organização, Restauração, Preservação e Divulgação das Coleções Biológicas e de Museus do Estado do Amazonas – Coleções Biológicas/Museus, Programa Amazônidas – Mulheres e Meninas na Ciência, entre outros.

A maioria dos projetos foi apresentada presencialmente durante três edições dos seminários Fapeam: Resultados/Impactos de Pesquisas, realizado no ano passado. Além disso, cada projeto do Portfólio informa seus impactos: Ambiental, Científico, Econômico, Social e Tecnológico, os investimentos recebidos, público-alvo, produções científicas, perspectivas de inovação e parcerias nacionais e internacionais.


Acesse também o Portfólio em https://bit.ly/3XaY6x9

0 comentário

Comments


bottom of page