top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdauto Silva

Faça Bonito: Amazonas discute avanços e exploração sexual contra crianças e adolescentes

Atualizado: 22 de mai. de 2023

Seminário é realizado na Aleam até esta terça-feira (23/05)


Para avançar sobre o debate e a conscientização sobre o combate e a prevenção ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes no Amazonas, profissionais de diferentes instituições se reúnem, desta segunda-feira (22/05) a esta terça-feira (23/05), no Seminário Estadual Faça Bonito na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), na zona centro-sul de Manaus.

O evento ocorre também em alusão ao dia 18 de maio, que é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A iniciativa é do Comitê de Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (CEVSCA).

Também participa da organização do evento a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).


“Essa é uma oportunidade de reunir especialistas e atores envolvidos no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes para compartilhar experiências e buscar soluções efetivas.


Reafirmamos nosso compromisso, fortalecendo a campanha Faça Bonito ao sensibilizar, informar e mobilizar a sociedade para proteger crianças e adolescentes contra toda forma de violência”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.


Na FVS-RCP, a Vigilância das Violências e Acidentes é realizada pela Gerência de Vigilância de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis (GVDANT), do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE), representada pela técnica Cassandra Torres.

“O seminário foi muito bem pensado para atingir o cenário atual da política de atendimento às crianças e adolescentes em situação de violência e as estratégias de enfrentamento e prevenção. Além disso, há a inclusão de temas como a diversidade sexual e os crimes sexuais na internet, demonstrando a abrangência dessas violências e a necessidade de promoção da sensibilização, informação e mobilização da sociedade nessa temática”, afirma Cassandra.


Além da FVS-RCP, estão envolvidas na programação do seminário: Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Manaus (CMDCA), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Amazonas (CEDCA), SES-AM, Ministério Público do Trabalho no Amazonas e em Roraima (MPT-AM/RR), Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Associação de Travestis, Transexuais e Transgêneros do Amazonas (Assotram), Polícia Civil, Polícia Federal e Arquidiocese de Manaus.


18 de Maio

A mobilização pelo dia 18 de maio marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal nº 9.970/00, em memória ao caso da menina Araceli Crespo, de apenas oito anos, que foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no dia 18 de maio de 1973. Em 2023, completam-se 50 anos desse trágico episódio, o que reforça a necessidade de seguir no combate a todos os tipos de violência contra crianças e adolescentes.

A campanha "Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes" é realizada em todo o país de forma coletiva e descentralizada.

0 comentário

Comments


bottom of page