A grande demanda de focos de incêndios e muita fumaça espalhada na sede e zona rural de Manacapuru, levaram à prefeitura do município publicar nesta terça-feira, 12/09, decreto de Estado de Calamidade Pública no Município de
Manacapuru-AM.
DECRETO:
Art. 1ºFica declarada estado de calamidade pública, pelo prazo
de 90 (noventa) dias, podendo ser prorrogado, nas áreas do
municípiocontidasno Formulário de InformaçõesdeDesastre –
FIDE e demais documentos anexos a este Decreto, emvirtude do desastre classificado e codificado como Incêndio Florestal – COBRADE 1.4.1.3.2, conforme Portarianº260/2022.
Art.2ºAutoriza-
se a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação do
Fundo Municipal de Proteção e Defesa Civil-FMPDC, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução, conforme Portaria nº 260, de 2 de fevereiro de 2022, em seu
artigo 5º, inciso II, e §2º que trata do desastre em nível III ou de média intensidade ensejando-se a declaração de situação de emergência.
Art. 3ºAutoriza-se a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização decampanhas de
arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre, sob a coordenação do Fundo Municipalde Proteção
e Defesa Civil.
Art. 4º...
O Lago do Cururu, no rio Solimões zona rural de Manacapuru, é uma das regiões mais atingidas por queimadas nos últimos 15 dias.
Corpo de Bombeiros de Defesa Civil do município já foram duas vezes até a região do Cururu, mas até hoje os incêndios continuam no Lago queimando a mata, matando animais e produzindo uma grande massa de fumaça que encobre toda a região.
Na manhã desta terça-feira foi lançada uma força tarefa com objetivo de combater os focos de incendios no município. Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Secretaria de Meio Ambiente e voluntários, foram o grupos que irá ajudar Manacapuru a vencer as queimadas na sede e zona rural do município.
🔥Moradores fazem aceiro para tentar conter o avanço das chamas 🔥
A Força Tarefa irá ampliar as ações que até então estavam sendo desencadeadas pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do Município. Agora outros órgãos e voluntários devem somar forças pata o combate aos focos de incêndios.
De acordo com o corpo de bombeiros, a todo momento, chegam ocorrências relacionadas às queimadas e alguns casos são de grandes proporções.
As equipes de combate aos focos de incendios receberam 3 veiculos equipados com tanques de água, materiais de combate à incêndios florestais, e uma lancha para transportar brigadistas para a zona rural. Os equipamentos foram cedidos pela prefeitura de Manacapuru.
Comments