Atividade teve objetivo de capacitar os produtores rurais e melhorar a qualidade dos produtos
O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), por meio da Unidade Local (UnLoc) de Tonantins (distante 865 quilômetros de Manaus), realizou, nesta quinta-feira (25/05), uma Demonstração de Métodos sobre identificação e controle de pragas para agricultores familiares do município.
A ação teve o objetivo de capacitar os produtores rurais sobre as principais pragas e doenças que atacam lavouras de citros, abacaxi e hortaliças, principais produtos agrícolas da região. Sem o devido controle, as colheitas podem ficar comprometidas, o que diminui a produtividade, a qualidade da produção e causa prejuízos econômicos aos agricultores.
“A melhoria de qualidade de vida desses agricultores familiares é o nosso alvo prioritário, e através da Assistência Técnica podemos levar alternativas de controle mais eficiente de pragas e doenças, melhorando significativamente a produtividade, seja de frutíferas, hortaliças ou grãos, e sem danos ao meio ambiente, garantindo assim longevidade no seus sistemas agrícolas”, explicou o gerente da Unloc, Dirley Mendes.
Ao todo, 14 agricultores familiares da Estrada Manaca participaram da atividade. Durante a ação, eles aprenderam sobre o uso de métodos alternativos, conhecido como Caldas Bosdalesa, por ser fácil preparo e por melhorar o equilíbrio nutricional das plantas.
Comments