top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdauto Silva

Em Parintins, técnicos da Saúde supervisionam programa Vigiágua para o Festival Folclórico

Ação tem como objetivo oferecer suporte à equipe local

 

Com a proximidade do 56º Festival Folclórico de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), técnicos da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realizam, até sexta-feira (26/05), visita técnica ao município para supervisionar o Programa Vigiágua, que monitora a qualidade da água, além de verificar o plano de ação adotado pelo município para o evento folclórico.

Pela FVS-RCP, a Gerência de Riscos Não Biológicos (GRNB) do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA) é responsável pelo acompanhamento e apoio aos municípios, nesse caso nas ações em Parintins, para conferir a preparação da equipe local e oferecer suporte técnicos acerca das atividades.

Além do apoio ao município nas ações durante o festival, os técnicos monitoram o andamento do programa Vigiagua e a distribuição de hipoclorito de sódio em Parintins e nas comunidades próximas à sede do município.

 

A gerente do GRNB/FVS-RCP, Geani Barroso, pontua que o apoio visa monitorar a qualidade da água em áreas e locais com grande concentração de público e destaca como é feito o monitoramento no município.

 

“Parintins tem um plano de ação, para atuar antes e durante o evento, que prevê coletas e análises de amostras de água das áreas e locais, para verificar se a água atende aos requisitos da legislação e se é segura para consumo humano”, destaca Geani.

Além da sede do município, as ações de monitoramento do Programa Vigiágua foram realizadas em embarcações com orientações sobre a qualidade da água para consumo humano nas localidades.

Programa Vigiágua

 

Visando melhorar a qualidade da água de consumo humano, o Ministério da Saúde instituiu o Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água (Vigiagua), com a finalidade de proporcionar à população acesso à água em quantidade suficiente e qualidade compatível com os padrões de potabilidade estabelecidos pela legislação.

0 comentário
bottom of page