top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdauto Silva

Em Manacapuru, agricultores e famílias são beneficiadas com o Programa de Aquisição de Alimentos

Por meio do PAA, o Governo do Amazonas adquiriu 8 toneladas de melancias oriundas de 10 agricultores familiares da região

 

Em Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) acompanhou, nesta terça-feira (31/10), a entrega de 8 toneladas de melancias compradas junto a 10 agricultores familiares da região do Paraná do Piriquito, pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal. O produto foi entregue ao Centro de Referência e Assistência Social (Cras Manacapuru), para ser distribuído a famílias cadastradas como em situação de vulnerabilidade social.



As melancias foram entregues pelos produtores no Porto do DNIT, localizado no bairro Terra Preta, e em seguida encaminhadas ao Cras Manacapuru. Participaram da operação os agricultores Gelsomar Sabino Nobrega, Joana Darc Cardoso Leite, Lindomar de Souza Lima, Raimundo Nóbrega de Freitas, Luciano Sabino Nobrega, Creuza Sabino Carvalho de Castro, Raimundo Sabino Carvalho de Castro, Sidônio Rosas Leite, Rizoleide Lima de Oliveira, Francisco do Carmo Andrade.



O agricultor Gelsomar Nóbrega destacou a relevância do PAA, coordenado pela Sepror. “O programa é da maior importância como garantia de que a gente planta e ao colher o governo está aí para nos ajudar, garantindo o pagamento às comunidades, e a gente agradece ao governo por esse apoio neste período de estiagem pelo qual estamos passando”, destacou.



O coordenador do Departamento de Segurança Alimentar do CRAS, Mateus Moraes também agradeceu o apoio do governo amazonense, via Sepror. “O município vem enfrentando uma grande estiagem e o governo do estado, através do governador Wilson Lima, vem apoiando os produtores, garantindo assim que o alimento chegue na mesa da população, e só temos a agradecer por esta parceria da Sepror e do Idam”, disse Mateus.


 

Sobre o PAA

O PAA ampara a compra de mais de 70 produtos da agricultura familiar, entre hortifrúti, produtos processados, produtos de origem animal, pescado e/ou piscicultura. Cada produtor rural terá um limite de R$ 15 mil para fornecer os alimentos, via Termo de Adesão.

Com investimento na ordem de R$ 8,1 milhões.



O PAA vai amparar produtores que foram afetados pela estiagem no estado. Ao todo, 1.113 produtores rurais serão beneficiados de 56 municípios do Amazonas, conforme o resultado publicado no dia 29 de setembro de 2023.



Após a aquisição desses alimentos, as entidades em vulnerabilidade social receberão os alimentos fornecidos pelos agricultores previamente cadastrados no Sistema do Programa de Aquisição de Alimentos (Sispaa), atendendo a todos os requisitos de seleção determinados pelo comitê gestor do Programa. Cerca de 10 mil famílias em vulnerabilidade social serão beneficiadas.

0 comentário
bottom of page