top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdauto Silva

Em Eirunepé, Idam atua no escoamento de 1,2 tonelada de alimentos

Adquiridos por meio do Programa de Aquisição de alimentos (PAA), a produção tem como destino Hospital Regional e ao Centro de Referência em Assistência Social do município

 

Mais de 1,2 tonelada de alimentos, resultado do trabalho dos produtores rurais de Eirunepé (distante 1.160 quilômetros de Manaus), foi adquirida por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O escoamento da produção foi realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), por meio da unidade local (UnLoc) do município, na quarta-feira (22/11).


 

Entre os alimentos adquiridos por meio do programa e escoados pelo Idam estão melancia, abóbora, banana, mel de cana, farinha de mandioca, tapioca, cheiro-verde, açúcar mascavo, frango e ovos caipira, que têm como destino o Hospital Regional e o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do município, órgão responsável pelo atendimento do público em situação de vulnerabilidade social e econômica.


 

O diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino, destaca a importância do PAA para o pequeno produtor, principalmente, neste momento de estiagem pelo qual o estado passa. “Essa é uma iniciativa que estimula a produção e um fator indispensável para a geração de renda ao agricultor familiar, além de garantir uma alimentação digna a quem precisa. Ou seja, o programa visa o lado econômico e também o social, o que é importantíssimo para o fortalecimento do nosso país”, disse.


 

Alvino destacou, ainda, que o programa, executado pela Secretaria de Estado e Produção Rural (Sepror) no Amazonas, conta com total apoio do Idam, que auxilia o trabalhador rural na obtenção de documentos indispensáveis para acesso ao programa, na produção e, também, no escoamento de alimentos. “Dessa forma, reforçamos o nosso comprometimento em atender o trabalhador rural e estimular as atividades do setor primário em todo o nosso estado”, pontuou.


 

Propostas em andamento

 

Segundo o gerente da Unidade Local do Idam em Eirunepé, Marden Augusto, um total de oito propostas estão sendo executadas, somando aproximadamente R$ 120 mil que serão pagos aos agricultores cadastrados no programa.

 

“Até o final dos contratos, estimamos a entrega de aproximadamente 20 toneladas de diversos gêneros alimentícios da agricultura familiar, como melancia, abóbora, banana, mel de cana, farinha de mandioca e tapioca, cheiro-verde, açúcar mascavo, frango e ovos caipiras, entre outros produtos”, projetou o gerente.

 

Marden sinalizou, ainda, que até o momento, as vendas efetuadas pelos produtores rurais do município, por meio do PAA, somaram mais de 3,3 toneladas.

 

PAA

 

O Programa de Aquisição de Alimentos é uma modalidade de compra com doação simultânea do Governo Federal, executada por meio de termo de adesão do Ministério da Cidadania e Governo do Amazonas, por meio da Sepror.

 

O programa garante a compra de alimentos provenientes da agricultura familiar, que tem como destino a doação às pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica no país.

0 comentário

Comments


bottom of page