Buscar
  • Adauto Silva

Elas tomaram posse: Em Beruri a prefeita e cinco vereadoras tomaram posse neste 1° de janeiro

Mulheres que Mandam: Em Beruri a prefeita e 5 vereadoras são a maioria feminina


Em sessão solene realizada nesta sexta-feira, 1° de janeiro, vereadores, vice prefeito e a prefeita de Beruri, tomaram posse nos seus respectivos órgãos para administrarem a Terra da Castanha no quadriênio 2021/24


Beruri-AM uma das cidades brasileiras com maior percentual feminino nos dois poderes e a única cidade brasileira que elegeu uma prefeita e a maioria de mulheres para Câmara Municipal



Estimuladas pela lider Dona Maria, prefeita reeleita do município de Beruri-AM, no Rio Purus, as 5 mulheres eleitas vereadoras, juntamente com seus pares, 4 homens, tomaram posse pela manhã e a tarde deram posse a prefeita Maria Lucir.


Para prefeito 8 candidatos disputam o executivo municipal, única mulher na disputa, Dona Maria foi reeleita prefeita com 4.257, equivalente a 39,74% dos votos.


No legislativo 122 candidatos disputaram as 9 vagas para vereador, entre eles apenas 40 mulheres, o equivalente a 32,8 porcentos dos candidatos. Apesar de menor número de candidatos as mulheres conseguiram 5 da 9 cadeiras da Câmara, que representa maioria absoluta, a metade mais 1.


Mulheres eleitas prefeitas no Amazonas


Além de Maria Lucir, a Dona Maria prefeita da Terra da Castanha, o estado terá a partir de janeiro de 2021, cinco prefeitas, sendo duas reeleitas e três eleitas.



Mulheres no Poder Executivo

Reeleitas

Denise Lima Itapiranga

Dona Maria Beruri


Eleitas

Patrícia Lopes - P. Figueiredo

Marina Pandolo - Nhamundá

Maria Oliveira - Ipixuna



0 comentário