top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdauto Silva

Dia Mundial da Saúde Bucal: Especialista fala sobre cuidados básicos e prevenção

Profissional explica que a boa saúde começa pela boca e destaca a importância de procurar orientação de um dentista sempre que possível


Nesta segunda-feira (20/03), é comemorado o Dia Mundial da Saúde Bucal, instituído pela Federação Dentária Internacional (FDI). Em alusão à data, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) destaca a importância da saúde bucal para o bem estar da população, visto que se for descuidada, pode trazer doenças sérias.

Incluir ações simples na rotina é a forma ideal para manter uma boa saúde bucal. A boca desempenha importantes funções que repercutem na saúde do organismo como um todo. Além de exercer papel fundamental na fala, na mastigação e na respiração, a boca é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente, sendo a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde.

O cirurgião dentista, mestre em odontologia, Dr. Fernando Portella explica sobre cuidados básicos e reforça sobre a importância da conscientização da população, para diminuir os índices de cárie, doenças periodontais e perda dos dentes precocemente. Uma boa higiene bucal diminui o risco de desenvolvimento de problemas bucais e dentários.


“A saúde começa pela boca, por isso, a alimentação, a ingestão em excesso de açúcares e alimentos processados podem desenvolver cárie, mau hálito, gengivite, entre outras doenças. Então, a prevenção, deve começar por uma boa higienização após cada refeição, utilizando o fio dental adequadamente, escovando corretamente os dentes, além de fazer bochechos ao final de cada escovação. Também não se deve esquecer de escovar a língua. E na dúvida é sempre bom procurar orientação do dentista” disse.

A rede de assistência à saúde bucal, oferecida pelo SUS, por meio da SES-AM e das secretarias municipais de saúde, oferece procedimentos como limpezas, extrações, implantes dentários, restaurações, aplicações de flúor, retirada dos sisos, tratamento de cáries, aparelho dental, biópsias, cirurgias e exames bucais para detecção de câncer bucal, infecções e outras doenças. A SES-AM conta com mais de 400 profissionais dedicados ao atendimento em saúde bucal.


Prevenção


O ideal é que se procure um dentista no período de três em três meses, como forma de prevenção. O dentista é que vai dizer sobre a necessidade de realizar algum procedimento. É o profissional que vai avaliar e o estado da saúde da boca e determinar os períodos de frequência de atendimentos.


Atendimento


A SES-AM realiza assistência odontológica em vários setores, por meio da reorganização das práticas, qualificação das ações e serviços oferecidos para ampliar o acesso à atenção integral em saúde bucal no estado. Na capital, Manaus, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), sob gestão do município, e as policlínicas, da rede estadual, oferecem atendimento ambulatorial para a população, por meio do agendamento e do sistema de regulação.

As unidades de média e alta complexidade da SES-AM oferecem os serviços de urgência odontológica, nos Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) e serviço de atendimento odontológico nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em Hospitais e Prontos-Socorros.


Em casos de necessidade, quando ocorrem fraturas e lesões, há o atendimento para trauma facial nas unidades de urgência e emergência da rede estadual, além de cirurgias eletivas na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ).

0 comentário

Comments


bottom of page