Buscar
  • Adauto Silva

Dia da Árvore é comemorado por alunos do curso de Tecnologia em Agroecologia da UEA em Manacapuru

Alunos do Curso de Tecnologia em Agroecologia

Núcleo de Ensino Superior de Manacapuru realizaram nesta quarta-feira, 21/09, o

Projeto Dia da Arvore com o tema: No Dia da Árvore a Agroecologia adote uma planta!



Os alunos fizeram a doação de mudas de plantas na Rodoviária do município, Cohabam, em Manacapuru.



O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização da preservação desse bem valioso. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida por anteceder o início da primavera, no hemisfério sul, na maior parte do Brasil.



Esse dia comemorativo foi estabelecido pelo Decreto-Lei 55.795, assinado pelo Presidente Castelo Branco, no início do período militar, em 24 de fevereiro de 1965.

Plantas, algas e árvores são essenciais para a manutenção da vida na terra, pois através da fotossíntese, transformam gás carbônico, em oxigênio. As árvores, além de oferecerem abrigo e sombra para outras espécies, garantem a manutenção da biodiversidade, diminuem a temperatura local, assim como ajudam a abastecer os lençóis freáticos com água e reduzem ruídos em grandes cidades. Elas têm a capacidade de absorver carbono da atmosfera e, por isso, as florestas têm um papel essencial na regulação do clima, absorvendo o CO2, um dos principais gases causadores do aquecimento global, que é uma das maiores ameaças para a manutenção da vida no planeta

Infelizmente nos últimos anos, o desmatamento aumentou nas diversas partes do Brasil, principalmente na Amazônia. Áreas verdes e arborizadas têm sido substituídas por concreto e construções civis, tanto em cidades pequenas, como em grandes metrópoles.



Nesse contexto, no dia 21 de setembro, diversas instituições do Brasil mobilizam-se em alusão ao Dia da Árvore, com intuito de conscientizar a sociedade sobre a importância do plantio e preservação de árvores e manutenção de áreas verdes, mesmo em espaço pequeno.



E a agroecologia que é a ciência, a qual tem como papel fundamental a busca por uma agricultura sustentável, superando os danos causados à biodiversidade e à sociedade como um todo pelas práticas da monocultura, do emprego dos transgênicos, dos fertilizantes industriais e dos agrotóxicos em grandes áreas da floresta, vem nesse dia por meio de distribuição de mudas de várias espécies nativas, sensibilizar a população de Manacapuru para refletir sobre o importante papel das árvores nos ecossistemas e na sobrevivência de todos os seres vivos de todo o planeta terra.

 


Resultados esperados

 

- Engajamento por parte dos alunos do curso de Tecnologia e Agroecologia durante a execução do evento;

- Sensibilização por parte de crianças e adultos do munícipio de Manacapuru com ação desenvolvida nesse dia;

- Interesse da comunidade em adquirir e cuidar da planta recebida;

- Conscientização de toda comunidade sobre a importância de plantio de árvores e outras espécies vegetais, mesmo em áreas pequenas.

-Levar o conhecimento sobre a existência do curso de Tecnologia em Agroecologia da UEA e a importância desse curso para a agricultura local de Manacapuru e outras localidades.

0 comentário