top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdauto Silva

Corpo de Bombeiros conclui nivelamento de militares que irão compor segunda fase da Operação Aceiro

Ao todo, 72 bombeiros irão compor segunda fase, que inicia na próxima terça-feira (08/02)

 

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) concluiu, nesta quinta-feira (03/07), a Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC) dos bombeiros militares, que irão integrar a segunda fase da Operação Aceiro 2023. Ao todo, 72 militares irão compor a segunda fase da missão, que iniciará no dia 8 deste mês com a troca de equipes nos municípios de Humaitá, Apuí, Boca do Acre, Lábrea e Manicoré.



De acordo com o comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Ximenes Muniz, ao longo de dois dias os militares passaram por aulas teóricas e práticas e encerraram o treinamento com uma marcha de 11 quilômetros, com objetivo de munir os militares de informações necessárias e preparar o condicionamento físico deles para enfrentar as condições adversas no combate aos focos de incêndios no sul do Amazonas.



“Reunimos a equipe que irá nesse segundo módulo de combate a incêndio. Fizemos aqui uma série de instruções de nivelamento considerando que temos bombeiros de quadro distintos, então todos precisam estar no mesmo nível de conhecimento e, a partir do dia 8, eles serão deslocados para substituir as equipes que chegaram lá no mês passado”, destacou o comandante-geral da corporação.


Aceiro 2023

A Operação Aceiro 2023, foi anunciada pelo governador Wilson Lima, no dia 10 de julho, como parte do plano de ação do Governo do Amazonas para combater queimadas e desmatamentos no período de estiagem.



“Nós estamos com efetivo total de 72 bombeiros militares somando os que estão indo da capital e os que permanecem lá na fiscalização. Além disso, temos os agentes da Força Nacional, que também permanecem no sul do Amazonas. Com isso, estamos atuando nos municípios do ‘Arco do Fogo’ continuando o serviço que já tem sido exitoso, pois estamos conseguindo neutralizar diversos incêndios detectados em monitoramento via satélite e no equipamento de drone”, pontuou coronel Muniz.


Dados

Entre o dia 12 julho e a quarta-feira (02/08), 99 focos de incêndios foram combatidos pelos bombeiros atuantes nos cinco municípios que compõem a operação, sendo 25 em Lábrea, 23 em Humaitá, 20 em Boca do Acre, 18 em Apuí e 13 em Manicoré.



0 comentário

コメント


bottom of page