top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdauto Silva

Comunidades ribeirinhas de Parintins recebem do Estado sistemas do “Água Boa” e 11 mil copos de água

No total, 211 famílias serão beneficiadas com os sistemas simplificados de água potável


O governador Wilson Lima, por meio da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), inaugurou, no sábado (11/11), dois sistemas simplificados do Projeto Água Boa, que ficarão instalados permanentemente na comunidade Boa Vista Cristo Rei, na zona rural de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). Além dos sistemas, 11 mil copos de água tratada da Cosama foram entregues para os moradores. 



Além da comunidade onde os sistemas foram instalados, o projeto irá beneficiar 211 famílias afetadas pela estiagem, que vivem em comunidades vizinhas. A estrutura dos sistemas possui duas caixas d'água com purificadores por onde é feito o processo de tratamento da água após ser captada dos rios. 



Para o diretor-presidente da Cosama, Armando Valle, a entrega visa alcançar todos os moradores afetados pela estiagem. 



“Entregamos nosso sistema do Água Boa, mas além dele também entregamos 11 mil copos de água. Tudo pronto para ser consumido, principalmente por quem mais precisa nesse momento”, destacou Armando Valle. 



O morador da comunidade Boa Vista Cristo Rei, Jorge Souza, 62, comemorou a inauguração do purificador de água e explicou as dificuldades passadas pelos moradores do local antes da entrega do Governo do Estado. 



“Com essa água aqui, melhorou muito a nossa vida. Quando a gente não tinha essa ajuda, dependíamos da água do rio e quando chovia ficava muito suja para beber. Essa entrega é muito importante para a gente”, destacou o morador da comunidade Boa Vista Cristo Rei,  Jorge Souza. 



Outro beneficiado pela unidade permanente do Água Boa é Wilson Chaves, 48. Pai de quatro filhos, ele destacou que a situação será outra daqui para frente com a entrega feita neste sábado. 


“Água é vida. A gente já vem há muitos anos tendo que consumir água direto do rio Amazonas, que é uma água que não é própria para o consumo. Hoje, nós estamos recebendo essa maravilha, que é de poder ter essa água limpa e gostosa”, disse o morador da comunidade Boa Vista Cristo Rei, Wilson Chaves. 


Projeto Água Boa


Idealizado e implementado na gestão do governador Wilson Lima, a partir de 2019, o projeto Água Boa conta com unidades implantadas pela Defesa Civil do Amazonas e da Cosama.


Atualmente, a Defesa Civil contabiliza, aproximadamente, 400 purificadores instalados em 52 municípios do estado.


Por parte da Cosama,  há 33 Sistemas do Água Boa em 31 comunidades em 14 municípios. A estrutura dos sistemas possui duas caixas d'água com purificadores por onde é feito o processo de tratamento da água após ser captada dos rios, com capacidade de atender até 1.000 famílias por dia.

0 comentário

Comments


bottom of page