top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdauto Silva

Comunidades indígenas e ribeirinhas comemoram recebimento de kits de placas solares para alavancar t

Mais de 50 kits já foram distribuídos para comunidades que têm o turismo como fonte de renda


Moradores de comunidades que receberam kits de painéis solares, na sexta-feira (05/05), festejaram a chegada do equipamento que deve fortalecer o turismo. A entrega dos equipamentos foi viabilizada pelo programa Brilha Amazonas, iniciativa do Governo do Estado para beneficiar as comunidades que não têm acesso a energia elétrica.

A comunidade Tuyuka, da RDS Puranga Conquista, (distante 34 quilômetros de Manaus) foi uma das beneficiadas.

As dez famílias indígenas da comunidade recebem visitantes do Brasil e de outros países com interesse de conhecer a cultura, o artesanato e as comidas típicas do lugar. A instalação das placas solares deve tornar esse trabalho mais eficiente, atraindo um público maior. 


“Essas placas vão ajudar o turismo de base comunitária. Os visitantes da comunidade têm muita dificuldade para fazer compras de artesanatos porque aqui não tem sinal de internet, não tem como a gente colocar um sinal de Wi-Fi por falta de energia elétrica’’, explicou o indígena Diogo Meira.


O cacique Domingos Francis, da etnia Dessana, afirma que as placas solares devem contribuir para desenvolvimento do turismo na comunidade Cipiá, na RDS Puranda Conquista, que também foi beneficiada.


A comunidade Maravilha, no arquipélago de Anavilhanas, zona rural de Manaus, deve potencializar o turismo na região com os kits. Atualmente os comunitários utilizam gerador, o que limita o uso da energia elétrica pelo alto custo. 


“O nosso maior sonho é realmente ter como receber os turistas, uma vez que, quando estes chegam nós não tínhamos, até então, energia suficiente para oferecer uma refeição à noite pela falta de energia. Então é um grande ganho receber esse kit”, disse a líder comunitária Esther Benevides. 

Ao todo, o Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), entregará, até o segundo semestre deste ano, 253 kits de energia solar na primeira fase do programa. Até o início de maio, 52 kits foram destinados para empreendimentos em Presidente Figueiredo (36 kits), São Sebastião do Uatumã (2 kits) e Maués (14 kits). 


O objetivo é ampliar o programa, que assegura às comunidades que vivem do turismo uma alternativa sustentável ao uso de gerador de energia elétrica.

“A gente está investindo em energia renovável e daqui a 20, 30 anos, provavelmente, o mundo não terá mais os combustíveis fósseis, diesel, gasolina e outros derivados do petróleo, então há uma necessidade de fazer essa transição energética. Nas agendas que eu tenho feito mundo afora, eu tenho dito que proteger a Amazônia, proteger os nossos recursos ambientais, tem um preço”, afirmou o governador Wilson Lima durante a entrega dos kits.

0 comentário

Comments


bottom of page