Buscar
  • Adauto Silva

COMEÇA O XXVI FESTIVAL DO PEIXE ORNAMENTAL EM BARCELOS

A cidade de Barcelos realiza nesta quinta-feira, 23/01, a festa dos visitantes em homenagem aos que já estão na cidade Menina do Rio Negro, para prestigiar a XXVI Edição do Festival do Peixe Ornamental. O evento que é considerado a maior festa cultural de rio Nero é realizado pela prefeitura de Barcelos. Serão quatro dias de muita cultura e festas populares

O clima na terra do Peixe Ornamental e da Pesca Esportiva é de festa. Muita gente já chegou na cidade para prestigiar o festival do Peixe Ornamental. As agremiações Acará Disco e Cardinal estão em fase de ajustes final na preparação de seus itens e indumentárias.

O evento cultural começa nesta quinta-feira, 23/01, com a festa dos visitantes que tem como atração principal Wesley Safadão e segue até o domingo, 26/01, com apuração das apresentações e Show de Paulo Ricardo.

As agremiações Acará Disco e Cardinal se apresentam no sábado. Com o tempo de 2,5 horas, o Amarelo e Preto Acará e o Azul e Vermelho Cardinal farão suas apresentações.

Três jurados serão responsáveis por escolher o melhor peixe ornamental de 2020. São 20 itens em julgamento, entre eles os individuais: Tuchauá Camandrí, Índia Guerreira, Cabocla, Porta Estandarte, Rainha, Porta Bandeira & Mestre Piabeiro, Apresentador e Intérprete.

No sábado o primeiro a se apresentar será o Acará Disco. O Amarelo e Preto vai pra arena com a responsabilidade de interromper a sequência de quatro vitórias do contrário.

Tema: “Nagô, Caminhos da Fé ”. Este é o tema que a Associação Cultural e Folclórica Acará-Disco defenderá no Festival do Peixe Ornamental de Barcelos 2020.

💛🖤 Acara–Disco: Nas cores preto e amarelo é um peixe de cores exuberantes, bastante cobiçado pelo mercado internacional. É comum encontra-lo nas águas do Rio Negro e seus afluentes, principalmente nos rios de água “branca”. É um dos peixes ornamental de maior valor comercial. A captura do acara-disco é feita quase sempre durante a noite, os instrumentos utilizados para sua captura são: canoa, remo, lanterna e puçá.

Na segunda apresentação o Cardinal entra no Piabódromode olho no Pentacampeonato inédito para a agremiação.

Tema: “Pindorama Amazônico”. Este é o tema que a Associação Folclórica e Cultural Cardinal defenderá no Festival do Peixe Ornamental de Barcelos 2020.

❤💙 Peixe Cardinal: Nas cores azul e vermelho foi o peixe ornamental mais exportado da Amazônia brasileira, responsável por quase 60% do volume anual de exportações, com sua cores de neon, o peixe cardinal encanta pela sua exuberância, tem seu habitat natural nas águas negras dos rios da região amazônica, a pesca do cardinal é feita durante o dia, nos lagos, igarapés e afluentes do grande Rio Negro. Os instrumentos utilizados para a sua captura são: canoa, remo, rapixé e cacuri.

0 comentário